
Corupá avança no setor metalmecânico
Um dos investimentos mais consistentes do setor metalmecânico acaba de se materializar na cidade de Corupá, no Vale do Itapocu, em Santa Catarina: a empresa Uniaaço, especializada na construção de tanques voltados ao segmento de energia elétrica, iniciou a fabricação de peças de até 30 toneladas, destinadas a revestir transformadores de alta potência.
A primeira unidade desses tanques, considerados médios (os de 20 a 30 toneladas) foi oficialmente apresentada ao prefeito de Corupá, João Carlos Gotardo, na sexta-feira, 11 de outubro, e está sendo transportada nesta semana para seu destinatário, no Rio Grande do Sul.
A produção marca um período especial, já que a Uniaaço celebra em dezembro seu primeiro aniversário de atuação no parque de produção instalado no Condomínio Industrial Ano Bom, em Corupá. O investimento ousado não só demonstra a inserção do município no cenário da metalurgia estadual catarinense – Estado marcado pela tecnologia de ponta no segmento, a partir do Vale do Itapocu, mas também o crescimento da Uniaaço, responsável pela produção desse gênero de tanques – e cuja intenção é desenvolver pelo menos quatro unidades ao mês.
De acordo com o diretor-presidente João Francisco Régis, a Uniaaço, que optou por Corupá em dezembro do ano passado, tem buscado a excelência em seus produtos, e hoje, seu objetivo é se tornar referência no mercado metalmecânico brasileiro. Régis observa que esse modelo do “supertanque” é expoente dos chamados “itens caldeirados”, e será comercializado em várias regiões do País. Já há equipamentos desenvolvidos pela metalúrgica nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Estamos nos consolidando no fornecimento desses tanques transformadores e radiadores de média e alta tensão, em todas as suas formas”, observa o diretor-presidente, citando como exemplos também a produção de tanques submersíveis, aletados, corrugados, de pedestal ou distribuição.
Para dar suporte a essas caldeiras e demais produtos, a Uniaaço tem investido em equipamentos e infraestrutura, localizada a partir de Corupá, no Vale do Itapocu, em área de 4 mil m², e hoje agrega todo o processo necessário para esse ciclo produtivo, visando confecção de produtos em aço, o qual passa pelas fases do corte, dobra, calandra, montagem, solda mig-mag, solda tig, jateamento e pintura líquida e eletrostática.



85 empregos diretos
A Uniaaço aponta que gera hoje 85 empregos diretos, conta ainda com corpo técnico experiente na área de processos fabris – incluindo inspetores qualificados. Entre os principais clientes destacam-se a ABB Brasil, GE Energy, Tsea-Toshiba, Comtrafo, Hydac e Prensas Schulher, entre outros.
“Temos buscado unir forças para fornecer soluções em seu ramo de atuação, tendo sempre como objetivo a valorização dos colaboradores, o respeito da sociedade e do meio ambiente, e atuação continua em seus clientes no intuito de agregar produtos de qualidade no mercado atual”, finaliza João Régis.
Fonte: João Francisco Régis
Fone (47) 99984-0475