Da negligência à excelência: a urgência do desenvolvimento de líderes nas organizações

Da negligência à excelência: a urgência do desenvolvimento de líderes nas organizações

O RH é um parceiro inestimável na jornada do sucesso organizacional, que começa com líderes estratégicos bem formados

Quem nunca almejou alcançar um cargo de liderança? A jornada para se tornar um líder estratégico é um dos grandes objetivos na carreira de muitos profissionais. No entanto, essa conquista vai além da ambição pessoal, pois é uma necessidade das organizações que buscam crescimento sustentável, inovação e competitividade dentro de cenários de mercado em constante transformação.

De acordo com um estudo publicado por Josh Bersin, um dos analistas e influenciadores mais renomados da indústria global de RH, as empresas com excelentes práticas de desenvolvimento de liderança têm uma vantagem significativa: elas possuem três vezes mais chances de encantar os clientes e ultrapassar as metas financeiras. Além disso, são 17 vezes mais propensas a serem consideradas um ótimo lugar para trabalhar e apresentam cinco vezes mais chances de se adaptarem bem às mudanças.

No entanto, a formação de líderes não acontece por acaso. Exige um planejamento estruturado e uma abordagem estratégica por parte das empresas, principalmente do departamento de Recursos Humanos, que têm o papel de identificar, modelar e desenvolver talentos capazes de assumir posições de governança e enfrentar desafios complexos.

“Historicamente, o RH era percebido principalmente como um setor administrativo, voltado para funções operacionais como recrutamento, folha de pagamento e conformidade com as leis trabalhistas. No entanto, com o crescente dinamismo do mercado e a rápida evolução das demandas empresariais, o papel do RH se transformou profundamente. Hoje, ele é um ator estratégico fundamental no desenvolvimento de talentos. O foco não é mais apenas a gestão de pessoas, mas a criação de estratégias robustas para o desenvolvimento contínuo de competências, especialmente para formar líderes capazes de impulsionar a inovação e a performance de suas equipes. ‘Nosso desafio agora é preparar os profissionais para liderar com eficácia, adaptabilidade e visão de futuro’”, afirma Zilaide Silva, diretora de RH das Lojas 1A99.

A executiva ainda enfatiza que desenvolver um líder estratégico vai além de ensiná-lo a gerenciar processos e atingir metas numéricas. “Um gestor competente é aquele que possui visão de futuro, capacidade de tomar decisões em cenários incertos e habilidades interpessoais para motivar equipes e influenciar mudanças. Entretanto, para preparar e moldar este profissional é necessário mais do que treinamentos tradicionais; é preciso utilizar soluções modernas e personalizadas que acompanhem a evolução do mercado”.

Neste sentido, a tecnologia tem desempenhado um papel transformador na gestão de talentos e no desenvolvimento de líderes dentro das organizações. Soluções modernas permitem que o RH acompanhe de forma precisa e personalizada o progresso dos profissionais, identificando habilidades e competências que precisam ser aprimoradas – trazendo insights ricos para decisões assertivas.

“Ferramentas tecnológicas como plataformas de e-learning, sistemas de análise de dados e inteligência artificial permitem mapear competências, identificar gaps e criar programas de desenvolvimento focados nas necessidades reais de cada líder, permitindo ajustes contínuos nos planos de desenvolvimento. Além disso, ao automatizar processos de avaliação e personalizar o aprendizado, as empresas podem cultivar líderes mais ágeis, estratégicos e preparados para lidar com os desafios dinâmicos do mercado atual. Ou seja, não só acelera o desenvolvimento de líderes, como também torna o processo mais acessível, inclusivo e conectado às necessidades organizacionais”, pontua Ricardo Nobrega, CEO da Intelligenza IT e sócio HR Path.

Sobre a Intelligenza IT

Intelligenza IT é uma consultoria brasileira que entrega projetos para as áreas de Gestão de Pessoas com o uso das tecnologias dos fabricantes SAP, WorkForce Software e Qualtrics. Com mais de 16 anos de experiência e 250 profissionais, já atendeu mais de 200 empresas e 1.500 projetos em 21 regiões ao redor do globo. Com as linhas de serviço de Implementação, Suporte, Melhorias, Treinamento, Consultoria e Venda de Software, atua com as soluções para Folha de Pagamento, Gestão de Ponto, Portal de Auto-Serviço, Atração e Seleção, Integração, Metas e Desempenho, Sucessão e Desenvolvimento, Treinamento, Remuneração e Experiência do Colaborador com CrossXM, conectando a Experiência do Cliente também ao processo.

Em Março de 2024, foi adquirida pelo grupo francês HR Path, líder global em RH que apoia empresas em seus projetos de transformação digital há mais de 23 anos, passando a contribuir com suas três linhas de negócios AIR: Consultoria (Advise), Implementação (Implement) e Outsourcing (Run), para aprimorar o desempenho de RH de seus clientes. Mais informações pelo site oficial.

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