Dia do Hoteleiro: setor espera nova temporada com turistas do Mercosul e reafirma papel estratégico na economia de BC

Um misto de empreendedorismo e resiliência, além de um certo glamour histórico, marcam a trajetória de um dos setores mais relevantes da economia de Balneário Camboriú e região. O Dia do Hoteleiro, comemorado neste domingo, 9 de novembro, destaca o segmento que ajudou a formatar uma identidade única para o turismo local e, até hoje, se reinventa para acompanhar os novos perfis de públicos que o litoral de Santa Catarina recebe.

Empreendimentos como o antigo Hotel Fischer – considerado o primeiro hotel de luxo de Santa Catarina e que hospedou os ex-presidentes da República João Goulart e Juscelino Kubitschek – e o Hotel Marambaia, projeto do arquiteto gaúcho Roberto Veronese inaugurado em 1964 como o primeiro hotel redondo do país, ajudaram a contar um pouco do protagonismo do setor.

Verão 2026: Mercosul em peso novamente

A chegada dos meses mais quentes do ano transforma Balneário Camboriú em um dos destinos mais concorridos do país. Segundo dados do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e BC Convention & Visitors Bureau, a ocupação média da rede hoteleira no período entre dezembro e fevereiro costuma ultrapassar os 80%, com picos de até 100% no Réveillon e no Carnaval.

“Balneário Camboriú vive um momento de crescimento contínuo na sua história recente no setor hoteleiro. A cidade vem se consolidando como destino preferido de brasileiros e estrangeiros, especialmente dos países do Mercosul. Esse resultado é fruto do trabalho integrado do trade turístico e da constante qualificação dos nossos profissionais. Estamos otimistas com a próxima temporada de verão, impulsionada pela presença dos países do Mercosul — em especial, pelo momento favorável da Argentina —, que deve movimentar fortemente toda a economia local. Por outro lado, mantemos atenção e cautela em relação à baixa temporada de 2026, diante do cenário econômico nacional, que inspira cuidados”, destaca Rodrigo Vieira, presidente do Sindisol.

Para o verão 2025/2026, estimativas apontam que o número de turistas na cidade deve crescer em torno de 12% em relação à temporada anterior, segundo a turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, Luciana Vargas. Segundo ela, a cidade se prepara para receber mais de 2 milhões de turistas na alta temporada. Neste ano, a programação especial de Natal lançada pela Secretaria de Turismo com início já em 15 de novembro promete ser o início da criação de um novo produto turístico da cidade.

Argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos devem voltar a ser protagonistas neste verão, segundo estimativas tanto do Sindisol quanto do BC Convention. Entre 1º e 13 de janeiro deste ano, por exemplo, Balneário Camboriú recebeu 5.884 turistas da Argentina, um aumento de 163% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, os estrangeiros representaram mais de 36% do público visitante, com os argentinos respondendo por quase 30% desse número. Essa presença internacional é estratégica: além de reforçar a ocupação hoteleira, eleva o ticket médio de consumo e consolida o destino no mapa turístico do Mercosul.

A presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini, pontua que a hotelaria é o coração pulsante do turismo de Balneário Camboriú, pois é um setor que acreditou na cidade desde o início, que se mantém unido e comprometido com o desenvolvimento do destino, mesmo diante dos desafios. “Cada hotel, cada equipe e cada gestor fazem parte dessa engrenagem que mantém BC viva, acolhedora e sempre pronta para receber bem. O que observamos hoje é um crescimento constante do movimento turístico ao longo do ano, impulsionado por investimentos em eventos como o Natal de BC, o calendário cultural e o fortalecimento do turismo corporativo, que ajudam a ampliar a ocupação e reduzir a sazonalidade do setor”, avalia.

Ainda assim, as expectativas para o próximo verão, segundo Andrezza, são as melhores possíveis, com ocupação hoteleira elevada e uma programação que promete encantar os visitantes. “Celebrar o Dia da Hotelaria é reconhecer o papel essencial desse segmento na construção da Balneário Camboriú que todos conhecem, uma cidade vibrante, referência em hospitalidade e exemplo de união entre poder público, iniciativa privada e entidades do trade”, diz.

Gastronomia: uma viagem de sabores por toda Balneário Camboriú

Além das belezas naturais e da infraestrutura hoteleira de excelência, a gastronomia é um dos grandes atrativos de Balneário Camboriú. A cidade oferece uma experiência plural, com cozinhas que vão da tradicional catarinense e frutos do mar frescos à culinária contemporânea, italiana, japonesa, mediterrânea e latino-americana, entre outras.

O destino reúne bistrôs autorais, restaurantes de cozinha internacional, steakhouses, casas especializadas em frutos do mar, cafeterias e bares com diferentes estilos e atmosferas, compondo um cenário gastronômico vibrante que se espalha por toda a cidade, das avenidas centrais à orla, onde a vida urbana e o turismo se misturam em um mesmo ritmo.

“A gastronomia de Balneário Camboriú traduz o espírito acolhedor da cidade e encanta visitantes de todas as partes com sabores que unem tradição e criatividade”, destaca a vice-presidente do Sindisol, Gabriela Moro.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )