“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: Rinite tem cura?

“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: Rinite tem cura?

Antes de responder a essa pergunta, vamos falar um pouco sobre o que é a rinite e como ela se manifesta no nosso organismo.

A rinite é um processo inflamatório da mucosa nasal (revestimento do nariz), e essa inflamação pode ser desencadeada por um fator alérgico, não alérgico ou a té mesmo pela associação das duas.

Os sintomas clássicos da rinite são o nariz escorrendo, espirros frequentes, nariz entupido, lacrimejamento, coceira dos olhos, nariz e até mesmo no céu da boca. Estes sintomas podem ser esporádicos, ou seja, poucas vezes no mês ou até mesmo chegar a comprometer a qualidade de vida do paciente, diminuindo disposição para o trabalho, estudos ou atividades sociais.

Rinite alérgica: é uma reação do organismo a uma proteína presente em pelos de animais, alimentos, polens, ácaros e fungos. O prick-test ou teste alérgico é o exame que identifica essa proteína possibilitando identificar o que causa os sintomas e retirar ou tentar minimizar a exposição aos mesmos.

Rinite não alérgica: não tem uma proteína (partículas) que iniciam os sintomas, podem ser causadas por exercício físico, gestação, fumaça, medicações, drogas e até mesmo mudanças do clima.

Os sintomas clássicos da rinite são o nariz escorrendo, espirros frequentes, nariz entupido, lacrimejamento, coceira dos olhos, nariz e até mesmo no céu da boca.

O tratamento baseia-se no seu tipo, por isso o otorrinolaringologista deve analisar cada caso para indicar o mais indicado. Podem sem adotados higiene ambiental (trocar roupas de cama com frequência, ventilar a casa, evitar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia) e medicamentos, como a imunoterapia (uma espécie de vacina que tenta fazer com que seu organismo se acostume a uma substância ao ponto dela não mais desencadear tantos sintomas).

E por fim, respondendo a pergunta do nosso título, infelizmente a rinite não tem cura, e sim tratamento! Através dele conseguimos minimizar os sintomas ou até mesmo ficar sem eles por longos períodos. Por esse motivo, um paciente com rinite precisa estar sempre bem orientado da sua doença, fazer acompanhamento frequente com otorrinolaringologista e estar disposto a seguir um tratamento muitas vezes longo mas com excelentes resultados.

Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
CRMSC 18.970 RQE 20.829
Instagram: @ouvidonarizgarganta
Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )