Divulgada pesquisa de perfil do turista da temporada 2016/2017
Foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 27, a Pesquisa Turismo de Verão 2017 realizada pela Fecomércio SC. As informações foram levantadas com turistas e empresários de Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul.
Entre os principais dados divulgados hoje, houve crescimento no número de turistas com mais de 60 anos em Santa Catarina durante a temporada. Em relação à origem dos visitantes entrevistados, 87,6% eram brasileiros e 10,7% eram argentinos. Aproximadamente 2% vieram de outros países. A permanência média foi de 13,6 dias e o ticket médio no comércio foi de R$ 135,00. O veículo próprio foi o meio de transporte mais utilizado (44,3%), seguido pelo avião (27,6%).
Após a apresentação dos números foi realizado um painel com a participação do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, do presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz e do secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca.
O secretário Pavan destacou a necessidade de planejamento nas cidades para que o turismo tenha cada vez mais destaque na economia de Santa Catarina. “Cada município tem que fazer sua parte. Hoje a concorrência é muito grande, por isso é preciso que as cidades estejam bem cuidadas e ofereçam a estrutura necessária para atrair e receber os visitantes”, enfatizou. Citou como exemplo as cidades de São Joaquim e Urubici que recebem este mês a Vindima de Altitude e Pomerode, que realiza a Osterfest (Festa de Páscoa).
O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, informou que está sendo alinhada uma ação na América Latina para promoção conjunta de Santa Catarina, em uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras, chamada ‘Mais América Latina’. Será feito um trabalho de promoção, especialmente nas regiões de origem da maior parte dos turistas argentinos e de países vizinhos, com foco na divulgação dos atrativos e da cultura de Santa Catarina.