Dupla de Navegantes é campeã brasileira de vôlei de praia sub-17
Guilherme Cruz e Diego Veiga venceram a última etapa do Circuito Brasileiro, em Saquarema (RJ), e ficaram no topo do pódio nacional da modalidade

Navegantes encerrou 2025 no topo do vôlei de praia nacional. A dupla Guilherme Cruz e Diego Veiga sagrou-se campeã brasileira sub-17 ao vencer, de forma invicta, a etapa final do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputada entre 11 e 14 de dezembro, em Saquarema (RJ), principal palco da modalidade no país.
Os atletas catarinenses venceram seis partidas consecutivas por 2 sets a 0, superando duplas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Rondônia e Mato Grosso, sem perder nenhum set ao longo da competição. O desempenho consolidou a regularidade dos navegantinos ao longo da temporada e garantiu o título nacional.
Antes da etapa decisiva, Guilherme e Diego já haviam acumulado resultados expressivos no circuito: terceiro lugar em Aracaju (SE), título em Fortaleza (CE) e terceira colocação em Campina Grande (PB). A soma dos resultados colocou Navegantes no topo do ranking brasileiro da categoria sub-17.
O título nacional fecha um ano histórico para os atletas. Em 2025, a dupla também foi campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e do Campeonato Estadual, organizado pela Federação Catarinense de Voleibol (FCV).
A comissão técnica é formada pelos professores Michel Lima e Fred Nakui, responsáveis pela preparação da equipe. Para Nakui, a conquista simboliza um trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido no município.
“A felicidade é imensa com esse resultado excepcional. Esse título nacional coroa todo o trabalho que vem sendo realizado com a modalidade em Navegantes. Nada disso acontece de forma isolada. É fruto de um esforço construído a muitas mãos, com o apoio da Prefeitura, da Fundação Municipal de Esportes e de toda a comissão técnica. É um momento único para a nossa cidade: estamos entre os melhores do Brasil”, afirma o treinador.
“Esse resultado é motivo de muito orgulho para Navegantes, são atletas pratas da casa, formados aqui. O título brasileiro mostra que o investimento contínuo no esporte dá resultados concretos e coloca o nosso município em evidência no cenário nacional. Com isso, reforçamos nossa posição como um dos pólos emergentes do vôlei de praia de base no país, projetando novos talentos”, declara o superintendente de Esporte, Ricardo Echelmeier.


