Economia de água é necessária em Itajaí e Navegantes nesta quarta-feira
Reservatórios não se recuperaram após paradas no tratamento

Os principais reservatórios do sistema de abastecimento de água potável para Itajaí e Navegantes estão em estado crítico na manhã desta quarta-feira (26). Isso significa que não será possível garantir a pressão de abastecimento necessária em todos os pontos da rede, o que pode levar a ocorrências de falta d’água em toda a área urbana durante todo o dia.
Por volta das 7h30 de hoje, o reservatório do Morro da Cruz está em menos de 6% de sua capacidade, o que causa dificuldades principalmente nos bairros Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava. Em Cabeçudas, o reservatório está completamente vazio. São Roque e Arapongas estão abaixo de 50 e 30%, respectivamente, devendo esvaziar nas próximas horas, com o início do período de consumo intenso.
O quadro atual decorre das interrupções e reduções significativas na produção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) desde a noite de segunda-feira (24). O principal fator foi a turbidez na água bruta do canal retificado do Itajaí-mirim, que chegou a ultrapassar em 2.200% o limite indicado para o funcionamento adequado dos equipamentos.
Na análise mais recente, a água captada apresentou 341 unidades de turbidez (NTU), ainda bastante superior ao padrão de 100 NTU. Com isso, a produção somada das duas principais ETAs já supera os 1.200 litros por segundo, mas não é suficiente para superar a demanda e permitir o restabelecimento das reservas.
A economia de água deve ser realizada ao máximo ao longo de todo o dia. A redução do consumo é a principal ferramenta para a recuperação das condições de funcionamento usuais do sistema. Devido a esse fator externo, não é possível fornecer uma previsão de normalização por enquanto.


