“Em busca da paz, caridade e de ser próximo.” Novo Papa Leão XIV promete “construir pontes” e agradece a Francisco
“Sou um filho de Santo Agostinho, sou agostiniano. Assim podemos caminhar todos juntos”, referiu perante os milhares de fiéis na Praça de São Pedro
O novo Papa Leão XIV surgiu, esta quinta-feira, perante os fiéis no Vaticano, acenando para quem o aclamou na Praça de São Pedro. No seu primeiro discurso enquanto líder da Igreja Católica, prometeu “construir pontes” e agradeceu ao Papa Francisco.
“A paz esteja com todos vós. Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação (…) uma saudação de paz e espero que chegue ao coração das vossas famílias”, começou por dizer Leão XIV.
O norte-americano afirmou que “esta é a paz de Cristo ressuscitado, desarmada e desarmante”. “Ainda temos nos nossos ouvidos a voz débil e corajosa do Papa Francisco. O Papa que abençoava Roma, que dava a sua bênção ao mundo. Permiti-me dar continuidade àquela bênção (…) Sem medo, unidos, seguimos adiante”, garantiu, referindo que “o mundo tem necessidade da luz de Cristo”.
“Ajudai-nos a construir pontes de diálogo com o mundo para sermos um povo único, o povo da paz. Obrigado, Papa Francisco”, agradeceu.
E referiu: “Sou um filho de Santo Agostinho, sou agostiniano (…) Assim podemos caminhar todos juntos.”
Leão XIV voltou a falar do “diálogo” e deixou ainda palavras em espanhol, para a diocese em que esteve no Peru.
“Desejamos ser uma igreja sinodal, em caminho, sempre em busca pela paz, que sempre busca a caridade, que sempre procura ser próxima”, acrescentou.