Em fevereiro ocorre a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência
A Secretaria Municipal de Saúde intenciona reduzir a taxa de gravidez na adolescência, como uma das metas para o quadriênio 2021-2024. Para isso, as ações das unidades básicas de saúde nas escolas serão intensificadas com parceria do Programa Saúde na Escola, articulado entre Secretarias de Educação e Sáude, e atendimento da Assistência Social.
Em fevereiro, ocorre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Em 2019, 44 do total de 352 nascimentos foram de adolescentes de Balneário Piçarras, com idade entre 15 a 19 anos. Instituída pela Lei nº 13.798/19, a campanha de conscientização tem como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Gladys Brodersen, haverá nos próximos dias uma reunião com a Secretaria de Assistência Social. “A reunião será para pactuarmos ações visando reduzir a gravidez na adolescência e atender as necessidades das jovens que já engravidaram, considerando situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social. Nossa preocupação é com a saúde dessas jovens gestantes quem podem colocar em risco a sua saúde e a do bebê, como por exemplo o aborto espontâneo ou o parto prematuro, anemia, eclampsia, depressão pós-parto além da evasão escolar”, explicita.
O Brasil possui hoje a maior taxa de mães adolescentes da América latina. O relatório conjunto publicado pela Organização Pan-Americana da saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/MS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/OMS) e UNFRA/OMS aponta que na América Latina e no Caribe a taxa de gravidez por 1.000 nascidos de mulheres entre 15-19 anos é estimada em 65,5 nascimentos, e no Brasil esse número chega a 68,4.
Programa Saúde na Escola (PSE)
Uma das estratégias do município para reduzir a taxa de gravidez na adolescência, o PSE foi desenvolvido intersetorialmente pelos Ministérios da Saúde e da Educação e instituído em 2007, pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O principal objetivo do PSE é desenvolver ações de promoção da saúde articuladas entre os gestores da saúde e da educação, visando o cuidado e a educação integrais para a melhoria da saúde do público escolar. No dia 14 de janeiro de 2021 foi feito a adesão do município de Balneário Piçarras ao programa para o ciclo de 2021-2022.
Luiza Vilas Boas, estagiária
Assessoria de Imprensa
(047) 3347-4747 | Ramal 4703
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras