Empresário Carlos da Cruz recebe homenagem

Ele atuou voluntariamente por diversas vezes como coordenador da equipe da Câmara na Festa do Peixe

Moção nº 23/2025 de congratulações e reconhecimento a Carlos da Cruz, em razão dos relevantes serviços prestados com dedicação e empenho na coordenação da equipe da Câmara de Vereadores de Itajaí em diversas edições da Festa do Peixe. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora e foi aprovada por todos os parlamentares.
 
A atuação do homenageado tem contribuído de forma significativa para o sucesso do evento, que reforça o vínculo histórico e cultural de Itajaí com a atividade pesqueira. A Festa do Peixe integra o calendário de comemoração do aniversário do município e celebra o Dia do Pescador, comemorado anualmente em 29 de junho.
 
Carlos da Cruz nasceu em Camboriú, em 1953. Na adolescência se mudou para Itajaí, onde iniciou a vida profissional. Foi atendente de farmácia e tornou-se proprietário do estabelecimento. Posteriormente, fundou uma empresa de consultoria em assuntos regulatórios. Hoje, atende clientes em todo o país.
 
Foi um dos fundadores do Rotary Club Porta do Vale. Além disso, foi candidato a vereador duas vezes e, em ambas, ficou como suplente. Assumiu a vereança em duas oportunidades e participou da votação para a criação do Semasa.
 
Em 2012, recebeu o título de Cidadão Itajaiense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
 
Requerimentos
 
Vereadora pede criação do Programa Estadual de Combate à Esporotricose
Foi aprovado com 12 votos favoráveis o Requerimento nº 177/2025, de autoria da vereadora Renata Narcizo (PDT). A parlamentar solicita ao governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, a criação de Programa Estadual de Combate à Esporotricose, com fornecimento gratuito e contínuo de antifúngicos – como o itraconazol – para o tratamento da doença em animais infectados, especialmente gatos, com aquisição e distribuição dos medicamentos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aos municípios catarinenses conforme demanda. Uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) não fornece itraconazol para o tratamento de animais.
 
Vereador solicita informações sobre antigo terreno da Combemi
Requerimento nº 178/2025, de autoria do vereador Sandro Serpa (PSDB), foi aprovado com 15 votos favoráveis. O parlamentar faz questionamentos ao prefeito sobre o terreno da antiga Combemi, situado na Rua Cingapura, no Bairro São Vicente. Entre as perguntas estão: de quem é a titularidade e a responsabilidade pela manutenção e segurança do terreno? Existe algum projeto ou plano em andamento para a utilização ou revitalização da área da antiga Combemi? Quais medidas emergenciais podem ser tomadas para mitigar os riscos à segurança e coibir o descarte de lixo no local?
 
Vereador propõe audiência pública para discutir regularização e melhorias na travessia entre Itajaí e Navegantes
De autoria do vereador Fernando Pegorini (PL), foi aprovado o Requerimento nº 179/2025, aprovado com 12 votos favoráveis. O parlamentar solicita à Mesa Diretora a realização de audiência pública para debater a prestação do serviço de ferry boat entre os municípios de Itajaí e Navegantes, com enfoque na atual situação contratual, nas condições operacionais, no impacto à população usuária e nas providências previstas pelo Governo do Estado para regularização e melhoria do serviço.
 
Vereador faz perguntas sobre regularização de obras clandestinas
O vereador Beto Cunha (Republicanos) é o autor do Requerimento nº 163/2025, aprovado com 12 votos favoráveis. O parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre o procedimento para regularização de obras e construções. Entre os questionamentos estão: quantos pedidos de regularização foram protocolados com base na Lei Complementar nº 429/2023? Quantos desses pedidos foram deferidos, indeferidos ou estão em análise? Em relação aos indeferimentos, quais os principais fundamentos técnicos ou jurídicos utilizados pela Administração Pública? Quantos casos envolveram análise técnica excepcional para fins de isenção de exigências urbanísticas?
 
Vereador pede informações sobre praças públicas
Com 11 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 181/2025, de autoria do vereador Leandro do Nadar (MDB). O parlamentar solicita que o prefeito responda os seguintes questionamentos: quantas praças públicas existem atualmente no município? Existe cronograma definido para reforma ou revitalização dessas praças? Qual Secretaria Municipal é responsável pela manutenção das praças e das quadras esportivas nelas localizadas? Há estudos ou projetos em andamento para a construção de novas praças? Existe previsão para construção, ampliação ou melhorias de praças e espaços de lazer nas áreas rurais?
 
Vereador faz questionamentos sobre frota de ônibus da Secretaria Municipal de Educação
Requerimento nº 151/2025, de autoria do vereador Xande Celular (União Brasil), foi aprovado com 10 votos favoráveis. O parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre os ônibus pertencentes à Secretaria Municipal de Educação. Entre as perguntas estão: quantos ônibus integram a frota de veículos da Secretaria Municipal de Educação? Há ônibus oriundos de contrato de locação? Quais os veículos que estão nessa condição? Todos os veículos da frota estão com a sua documentação devidamente quitada e em dia? Os veículos contemplam todos os itens de segurança necessário para o transporte de alunos? Qual o custo mensal do Município para a realização das manutenções dos veículos? Existe previsão dos custos que serão despendidos pelo Município para a manutenção dos veículos?
 
Vereador propõe audiência pública para debater a Diabetes Mellitus
De autoria do vereador Victor Nascimento (PL), foi aprovado o Requerimento nº 187/2025 com nove votos favoráveis. O parlamentar solicita à Mesa Diretora a realização de uma audiência pública para debater sobre a Diabetes Mellitus, ouvir os anseios, necessidades e sugestões de profissionais da saúde, da educação, pais, representantes da comunidade e da sociedade civil organizada.
 
Uso da Tribuna
 
Presidente da Casa Biel fala sobre câncer infantil
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta quinta-feira (10), para uso da tribuna, o presidente da Casa Biel, Evaldo Domingo Coelho Júnior. O representante da instituição, que presta apoio a crianças com câncer e familiares, falou por alguns minutos sobre a importância de dar visibilidade ao câncer infantil.
 
Júnior destacou que não se pode tratar o tema como algo distante e pediu o apoio de todos os parlamentares e da comunidade para a implantação de políticas públicas que garantam o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
 
A Casa Biel tem a missão de proporcionar acolhimento integral às crianças e seus familiares durante e após o tratamento, oferecendo abrigo e moradia, alimentação, lazer, transporte e atendimento multiprofissional, bem como, suprir as demais necessidades para o bem-estar das famílias.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )