Escola desenvolve a honestidade dos alunos em Balneário Piçarras
Alunos adquirem livros e colocam dinheiro no caixa sem a necessidade de supervisão ou de um vendedor.
Desde o último mês, a Escola Monteiro Lobato, de Balneário Piçarras, tem aplicado o “Projeto Honestidade” com os alunos da unidade. A ideia é que estudantes comprem livros disponíveis em uma mesa e deixem o dinheiro no caixa sem a necessidade de ter alguém controlando.
Até o momento já foram vendidos cerca de 360 livros, incluindo livros didáticos, literatura infanto-juvenil, gibi, entre outros. Independente do tamanho e da qualidade do livro, todos são vendidos a um custo fixo de R$ 2,00.
A diretora da escola, Luciana Suzin, explica que a ação tem como objetivo promover a honestidade entre os alunos. “Não tem ninguém monitorando ou vendendo. Os alunos devem ter a honestidade de retirar o livro e deixar o valor na caixinha. E estamos tendo uma adesão muito boa”, afirma.
O projeto também tem auxiliado os alunos que estão aprendendo matemática. “Algumas crianças estão aprendendo agora a contar dinheiro e o projeto ajuda nesse desenvolvimento da educação monetária e financeira”, conclui Luciana.
Todo o dinheiro arrecado com a venda dos livros serão utilizados para a formatura do 9º ano e, em contrapartida, a turma é responsável pela aquisição de novas doações de livros para o projeto.