Estresse abiótico na soja desafia agricultores na safra 2024/2025
Especialista alerta sobre a importância de práticas de manejo e uso de soluções adequadas para minimizar impactos das variações climáticas na agricultura

Este verão deverá ser um dos mais intensos já registrados no Brasil, de acordo com as previsões meteorológicas. Com altas temperaturas impulsionadas pelo fenômeno La Niña, o país poderá sofrer com o mix de estiagem e chuvas intensas, condições que podem impactar o resultado da agricultura, principalmente da soja, que poderá enfrentas estresse abiótico, resultando em perda de produtividade e qualidade.
“O estresse abiótico ocorre devido a alterações da temperatura, provocando, por consequência, carências nutricionais que afetam a produtividade de maneira independente ou combinada. Esse processo altera as funções fisiológicas da soja, impedindo-a de atingir o seu potencial genético. A falta de água pode fazer com que a produção sofra perdas de rendimento entre 10% e 40% dependendo da região e da intensidade do fenômeno”, explica Bernardo Borges, gerente técnico da BRQ Brasilquímica.
O estresse altera o metabolismo das plantas. “Ao se prolongar por mais tempo, pode levar a uma carga metabólica insuportável sobre as células, afetando o crescimento e desenvolvimento, resultando, em casos mais extremos, na morte das plantas”, completa o especialista.
De acordo com Bernardo Borges, para mitigar esses impactos é fundamental que os agricultores adotem práticas de manejo que minimizem os efeitos causados pelo clima. O preparo certo e a correção do solo, por meio das práticas de calagem e gessagem, por exemplo, fornecem o ambiente adequado para o desenvolvimento radicular. Dessa forma, um maior volume de solo é explorado pelas raízes, permitindo que as plantas sofram menos com o déficit hídrico.
“Outro fator importante é a manutenção de palhada sobre o solo, que, além de promover a ciclagem de nutrientes e favorecer a infiltração de água, mantém a umidade, reduz a compactação, evita a erosão e incorpora a matéria orgânica, impedindo grandes oscilações de temperatura do solo. Dessa maneira, o ambiente se torna mais adequado para a germinação das sementes e para o desenvolvimento radicular”, ressalta Borges.
Há no mercado produtos que visam reduzir o efeito do estresse. A recomendação é buscar soluções que contenham aminoácidos na formulação, que podem ser enquadrados no grupo de antiestressantes, capazes de agir em processos morfofisiológicos das plantas. Para atender a esta demanda gerada pelas constantes variações climáticas, a BRQ desenvolveu a linha AminoSpeed®, composta principalmente por aminoácidos de cadeias curtas, de fácil absorção e translocação, os quais, associados a macro e micronutrientes, contribuem para que as plantas se tornem mais eficientes e reduzam os impactos do estresse, aumentando a produtividade.
“Com foco no estresse hídrico, desenvolvemos Potencer Hydro, produto da Linha QualyFix que oferece resposta eficaz aos desafios do campo. Com ação potencializadora hídrica, essa solução contribui plantações mais resistentes e produtivas, por meio de bactérias que produzem fitohormônios nas plantas, como auxina e citocinina”, completa o gerente técnico da BRQ. A aplicação dessas tecnologias deve ser feita de acordo com as recomendações técnicas para garantir os melhores resultados.
Sobre a BRQ Brasilquímica
A BRQ Brasilquímica é uma empresa brasileira especializada na produção insumos para a agricultura, visando a nutrição de plantas. Fundada em 1995 e com sede em Batatais (SP), desenvolve e comercializa soluções inovadoras, contribuindo para a geração de valor ao agronegócio por meio de produtos de alta qualidade e resultados de grande performance, com a missão de possibilitar aos produtores rurais ganhos de rentabilidade por área. Seu portfólio inclui adjuvantes, inoculantes, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais e sais para a agricultura e pecuária. Com moderna infraestrutura industrial e laboratorial, prima pelo rigoroso controle de qualidade das matérias-primas até o produto final. Sua equipe capacitada, com cerca de 160 profissionais, garante a excelência dos negócios e a satisfação dos clientes, inclusive com uma atuação em modelos de B2B e B2C. Para mais informações, acesse www.brasilquimica.com.br.