
Estruturando Turismo: prefeito Douglas Elias da Costa em reunião com deputado Maurício Eskudlark
Prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, com o Secretário de Turismo, Pierre Costa, estiveram reunidos na sexta-feira (26), com deputado Estadual Maurício Eskudlark, no escritório regional de Balneário Camboriú. Na oportunidade foram solicitados recursos para a revitalização do Costão das Pedras Brancas e Negras, em Itajuba, obra importante para os moradores e turistas que visitam o local.

O município de Barra Velha, considerado “A Porta de Entrada do Litoral Norte Catarinense” com sete belíssimas praias ao longo dos seus 20 km que contempla toda a orla, além do produto natural “Sol e Praia”, vem buscando criar equipamentos turísticos sustentáveis para ampliar seus atrativos. Dentre os diversos costões formados por rochas negras, um deles se destaca não somente pela beleza, mas sobretudo pela formação diferenciada que envolve rochas brancas sobrepostas nas rochas negras.
De acordo com algumas referências extraídas da literatura, o nome Pedras Brancas foi dado ao lugar pela ocorrência da grande quantidade de rochas dessa cor, localizadas especificamente apenas numa faixa de terra com cerca de 100 metros. O que mais chama a atenção no lugar é que o afloramento dessas rochas brancas, está posicionada sobre as demais rochas de cor escura (pedras pretas). Um fenômeno que se torna intrigante, pois as rochas brancas são provadamente, através de estudos, muito mais antigas que as rochas negras, porém em Barra Velha, as pedras brancas estão por cima das pedras pretas. O natural seria que as rochas negras ígneas ultramáficas, resultantes de ações vulcânicas mais recentes estivessem por cima das rochas brancas metamórficas, mais antigas.
Segundo o secretário de turismo Pierre Costa, o costão das praias Pedras Brancas e Negras de Barra Velha, localizado no bairro Itajuba, é um dos principais pontos turísticos do município. Estrategicamente, o costão cria o elo entre a Praia do Sol e a Praia das Pedras Brancas e Negras. Este fenômeno raro chama a atenção por apresentar belíssimas rochas que contemplam entre tantas outras belezas, mais um ponto turístico rico por sua formação. Pesquisadores afirmam que este fenômeno existe apenas em três lugares no mundo. O encontro natural e raríssimo de dois costões de pedras, paralelos, formados por uma divisa de pedras brancas e negras. A relevância científica e ecológica desse afloramento rochoso advém de sua antiguidade.
Estima-se que esse sítio geológico tenha idade superior a 2 milhões de anos, constituindo-se um dos raríssimos (se não o único) local do Brasil em que uma formação desta natureza e idade pode ainda ser observado na superfície. No mundo, pode ser encontrado também no Canadá e na Nova Zelândia.
A importância deste contexto e pela riqueza da história deste fenômeno no município, a criação de um novo equipamento turístico para este local, não só potencializaria o turismo, como também destacaria Barra Velha no circuito, fomentando ainda mais a economia.
Gastronomia e Lazer
O ponto forte da região que contempla a Praia das Pedras Brancas, Negras e a Praia do Sol é a gastronomia e o lazer. O entorno de ambas as praias é rico neste segmento com ampla diversidade no atendimento e prestação de serviços. Os frutos-do-mar são carros chefe e o tradicional pirão de caldo de peixe também.
Além de toda oferta gastronômica, a região é muito procurada para a prática de esporte. A Praia do Sol é conhecida como praia do surfista, pois tradicionalmente recebe campeonato, considerado local ideal no garimpo de belas ondas. Além do surf, a pesca de arremesso individual e competitiva, é muito praticada na região, fazendo com que, muitos visitantes transitem aos finais de semana por toda região. Outra modalidade que se destaca neste local é prática de caminhada, pedal e exercícios individuais. A região é propícia para todas as práticas visto que, o local oferta tranquilidade e qualidade a quem procura a região.