Evandro Karvat faz homenagem à ursa na Casacor Florianópolis

Evandro Karvat faz homenagem à ursa na Casacor Florianópolis

Artista leva mensagem de conscientização para maior mostra de arquitetura do país.

Até 27 de outubro o artista plástico de Balneário Camboriú, Evandro Karvat, exibe suas obras na Casacor Florianópolis. Ele, que aos poucos ganha destaque na região sul, insere suas pinceladas no espaço Suite Albergo, da arquiteta Gabriela Herde, levando mais uma reflexão sobre temas voltados à natureza. A mostra apresenta as principais tendências de arquitetura e decoração na capital, no edifício Cidade Milano.

Nessa edição, o artista traz uma homenagem à Rowena, ursa-parda circense que ficou conhecida como a “ursa mais triste do mundo” e foi personagem do livro de Rita Lee. O animal morreu no final de julho com cerca de 36 anos de idade, no santuário Rancho dos Gnomos, interior de São Paulo. “A figura dócil e serena de Rowena nos passa a mensagem de que maus-tratos não se pagam com maus-tratos. Virou um símbolo de luta e merece ser eternizada”, explica Karvat.

Nascida em um país de temperaturas baixas, ela passou mais de 25 anos rodando pelo Brasil em um circo, comendo ração para cachorros. Quando apreendida pelo Ibama, foi parar em um zoológico de Teresina, em condições inadequadas no forte calor do Piauí. Viveu estressada e triste por oito anos até setembro de 2018, quando ganhou repercussão e foi transferida para o novo recinto em um clima mais ameno. Magra e abatida, aos poucos recuperou 80 kg e morreu dez meses depois devido um tumor no ovário.

Na parede da Casacor, acima das obras, o artista grifou a frase “Somos a Natureza Defendendo-se”, uma reflexão às agressões causadas por humanos que, consequentemente, atinge a nós mesmos. “Estamos interconectados e devemos defender nossa morada, nossos animais, nossas florestas. Nós somos o planeta”, aponta Karvat, cuja série principal de obras, “Natureza Volátil”, tem uma relação muito forte com a preservação da fauna. “A natureza está dando seus sinais de alerta. A principal característica dessas obras é o manifesto subscrito. Estamos falando de uma corrida de espécies para a sobrevivência”, completa.

Em agosto, já em parceria com a arquiteta Gabriela Herde, outra frase reverberou nas redes sociais. “Todo tipo de vida importa” foi grafitado por ele ao lado da obra “Onça-pintada”, na parede de tijolos da Casacor Balneário Camboriú, fazendo uma crítica à liberação da caça, a qual colocaria ainda mais em risco os animais ameaçados de extinção.

Florianópolis

O ambiente Suite Albergo segue o conceito de “fábrica habitada”, iniciado nos Estados Unidos nos anos 50. Seguindo a mesma inspiração da arquiteta, o artista retrata Rowena no estilo Pop Art, movimento que surgiu nessa mesma década, pintado com cores cítricas opostas, bastante comum em obras pop, como as do artista Andy Warhol. As três obras de arte sobre a cabeceira formam um painel de 60x180cm.

O evento é considerado o maior e mais completo no setor de arquitetura, decoração e paisagismo do país, valorizando a produção local. Essa edição reúne 40 ambientes preparados por 55 profissionais de Santa Catarina, com inspirações em práticas sustentáveis. São esperados mais de 20 mil visitantes. As fotos oficiais podem ser conferidas pelo site da mostra www.casacor.com.br

SERVIÇO:

O que: Casacor Florianópolis
Onde: Cidade Milano – Avenida Mauro Ramos, 1512 – Florianópolis (SC)
Quando: aberto até 27 de outubro de 2019
Visitação: de terça à sexta-feira, das 15h às 21h, sábados e feriados, das 13h às 21h e aos domingos, das 13h às 19h.
Ingressos: R$50 (Inteira) e R$25 (Meia).

Homenagem a Ursa Rowena 03.jpeg
70377088_1998513566915256_3801686909030236160_n.jpg
Evandro Karvat_ credito Fabricio Richter 01.jpg
Evandro Karvat_ credito Fabricio Richter 02.jpg
Homenagem a Ursa Rowena 01.jpeg

Área de anexos

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )