Governador participa da formatura de novos peritos oficiais e entrega viaturas e equipamentos à Polícia Científica

Governador participa da formatura de novos peritos oficiais e entrega viaturas e equipamentos à Polícia Científica

Ao dar as boas-vindas aos profissionais que ingressaram no serviço público estadual, o governador parabenizou a todos os policiais científicos pelo competente trabalho, destacando a complexidade das funções exercidas diariamente. Também reafirmou o compromisso do Estado com a modernização e estruturação das forças de segurança, reforçando a importância do trabalho integrado e harmônico entre as instituições.

“Assim como as demais forças de segurança, a Polícia Científica vem se modernizando e alcançando um patamar cada vez mais alto de excelência na prestação dos serviços à sociedade, com destaque para a competente gestão desenvolvida pela perita-geral Andressa Fronza. A Perícia Oficial tem se preparado para, sobretudo, ser a luz em muitas situações, trazendo a verdade fundamental para a promoção da Justiça. Nós, catarinenses, temos orgulho do trabalho que vocês desempenham”, reconheceu o governador.

O secretário da Segurança Pública (SSP), Paulo César Ramos de Oliveira, reiterou as palavras do governador, ressaltando o papel fundamental da Polícia Científica de Santa Catarina para o sistema penal e a segurança pública. “É a partir das perícias que se pode chegar à conclusão de um processo criminal. A luta contra o crime não se resume apenas no trabalho da Polícia Civil ou Militar, mas se faz também pela eficiência da Polícia Científica, para aí haver o processo penal da forma mais clara possível”, destaca.

A perita-geral Andressa Fronza agradeceu ao governador por todo apoio que tem dedicado à Polícia Científica desde quando ainda era senador, defendendo os direitos da classe em Brasília. Ao saudar os novos peritos oficiais, peritos médicos legistas e auxiliar médico-legal, recém-formados, a chefe da PCISC destacou números importantes alcançados em 2023, como o saldo superior a 220 mil solicitações de exames periciais e mais de 530 mil carteiras de identidade emitidas.

Viaturas, equipamentos e plataformas digitais

A Polícia Científica (PCISC) passou a contar com o reforço de 12 viaturas caracterizadas – modelo caminhonete 4×4 – em sua frota. Os veículos representam mais segurança e conforto às equipes, além de agilidade e eficiência na realização de perícias, mesmo em locais de difícil acesso. O órgão também foi contemplado com 12 equipamentos para coleta de impressões digitais em locais de crimes, sendo oito tablets multiespectrais forenses e 4 csi smartphones.

As aquisições incluem ainda 13 notebooks avançados, 12 computadores e plataformas digitais. A PCISC apresentou o novo site da instituição, agora modernizado conforme padrão do portal do Governo, bem como o novo painel de monitoramento desenvolvido a partir da sua ferramenta de business Intelligence, CriminalData. O dispositivo foi criado para acompanhar o desempenho dos postos de identificação em todo o estado, permitindo o levantamento de dados por cidade, unidade, volume de carteiras de identidade emitidas, entre outros.

Completando o pacote de novidades, durante o evento foi firmado convênio com o Ministério Público de Santa Catarina para compra de novos pontos de acesso da solução avançada de extração de dados Cellebrite Premium ES. Trata-se da ferramenta que permite examinar dados de smartphones apreendidos, hoje uma condição determinante para o sucesso de muitas investigações policiais e processos judiciais.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )