Governador recebe estudantes de SC que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Governador recebe estudantes de SC que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O governador Jorginho Mello recebeu, nesta terça-feira, 19, estudantes da rede pública estadual que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Os seis alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Senador Evelásio Vieira, de Blumenau, conquistaram primeiro, segundo lugar e menção honrosa na Jornada de Foguetes. Também participaram do encontro o secretário de Estado da Educação Aristides Cimadon e a secretária adjunta Patrícia Leaders, além de professoras e gestores da regional de Blumenau.

“Isso mostra que Santa Catarina tem talento, nós temos a nossa juventude vibrante, que desempenha e pode conquistar o mundo. Então eu os recebi com muita alegria e aplaudi o projeto vencedor deles, que foi uma disputa na área da ciência. Todos estão de parabéns, o diretor, a coordenação, toda a secretaria e a professora apaixonada pelo que faz e isso faz a diferença. Estou muito feliz e desejo muito sucesso em nome da Educação de Santa Catarina”, disse o governador.

“É uma alegria muito grande, é um prazer e um exemplo inclusive para a educação catarinense, nós termos uma escola que ganha prêmios. Esperamos que as outras escolas em todo o nosso estado sigam esse exemplo de dedicação tanto dos alunos, quanto da professora e da direção da escola”, comemora o secretário Cimadon.

As competências foram desenvolvidas nas aulas de Ciência da Natureza, com supervisão da professora Cátia Cilene Voss, que criou o Clube de Ciências da Escola Senador Evelásio Vieira, onde conduziu atividades de Astronomia e Astronáutica nos horários de contraturno, participando como voluntária para auxiliar os alunos. Ela comemorou a visita e a recepção por parte do governador. “Para mim é um dos melhores prêmios que um professor pode ganhar e ainda poder trazer os alunos junto. A gente não tem palavras para agradecer o governador por nos receber. É uma honra muito grande”, disse a educadora.

Em primeiro lugar foram selecionados os estudantes Danton Schmitt e Juliana Ern; em segundo, Kauany dos Santos e Mariana Becker; e com menção honrosa, foram destacados Emanuelle Defreyn e João Paulo Boing. “A gente desde lá do início do ano começou a estudar para as provas tanto as teóricas e as práticas e quando começaram realmente as provas, a gente pegou firme e toda semana a gente começou a fazer encontros lá na escola, no clube da ciência onde a gente participa”, explica Mariana, que pelo desempenho recebeu um convite para estudar na Minerva University, na California, nos Estados Unidos.

“Não tinha clube da ciência na nossa escola e daí a professora de física era o primeiro ano dela na escola e ela já começou com a ideia de ter o clube. E eu me interessei bastante e foi o primeiro momento que eu pesquisei realmente sobre construção de foguetes, não era um conhecimento que eu tinha em nenhum outro momento, nem muito menos interesse, ela despertou esse interesse em mim e eu fui atrás”, disse Danton.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )