IMP recepciona equipe de Balneário Camboriú em visita técnica na Unidade de Compostagem
Município vizinho se inspira na produção de adubo com cascas de coco verde e de camarão
A princípio, equipe do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras recebeu representantes do governo municipal de Balneário Camboriú em uma visita técnica na Unidade de Compostagem. O objetivo da cidade vizinha foi coletar informações sobre a produção de adubo, principalmente com cascas de coco verde e de camarão.
O adubo produzido em Balneário Piçarras leva resíduos orgânicos coletados nas unidades escolares e na Colônia de Pescadores, além de cocos verdes recolhidos na praia. A produção com esses resíduos é inovadora na região e deve ser replicada em Balneário Camboriú.
Desde a implementação da Unidade de Compostagem em junho de 2023, onde o material orgânico é tratado e condicionado em embalagens de 1kg, foram recolhidas mais de 20 toneladas de cascas de coco verde e 10 toneladas de resíduos de pesca.
Por fim, a visita foi guiada pelo presidente do IMP, Elton Teixeira, e o biólogo responsável pela Unidade de Compostagem, Miguel Ângelo Pinho. Compareceram à visita a representante da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Luana Camargo, o representante da Secretaria de Inclusão Social, Josemir Reis, a presidente da Associação de moradores do bairro da Barra, Áurea Loch, a representante da Epagri, Ilhane Marcon, o vereador Anderson dos Santos e representante de empresa do ramo ambiental.