Incêndios florestais: 30 cidades do estado de São Paulo em alerta máximo
Numa fábrica, no município de Urupês, dois trabalhadores morreram quando tentavam travar o avanço do fogo
Trinta cidades do estado de São Paulo, no Brasil, estão em alerta máximo devido aos incêndios florestais. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, adianta que foi instalado um gabinete de crise para coordenar o combate às chamas, uma vez que o fumo intenso já levou ao bloqueio de estradas.
“Temos, neste momento, 30 cidades em alerta máximo e estamos a trabalhar para controlar a situação e garantir a segurança das pessoas”, explicou através de uma publicação na rede social X, alertando que as chamas podem alastrar-se rapidamente devido às rajadas de vento.
Numa fábrica, no município de Urupês, dois trabalhadores morreram quando tentavam travar o avanço do fogo. Os transportes também estiveram condicionados, com o fumo a chegar à capital do estado de São Paulo. A visibilidade reduzida devido aos fumos levou ao bloqueio parcial ou total da circulação em algumas vias.
A imprensa brasileira relata que a situação mais crítica regista-se em São José do Rio Preto, uma cidade com 480 mil habitantes, onde, nos últimos quatro dias, foram contabilizados mais de 335 focos de incêndio. As aulas tiveram de ser suspensas.
As condições atmosféricas, com temperaturas superiores a 35 graus, e a baixa humidade, bem como a seca prolongada na região, favoreceram os incêndios no noroeste de São Paulo.