
“Instituto Portonave” firma parceria com IBI para o desenvolvimento social
Solenidade realizada em Brasília conto com a presença da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, madrinha da iniciativa

O Instituto Portonave e o IBI Social, recém-lançado braço de responsabilidade social do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), anunciaram um protocolo de interesse para troca de informações sobre investimento social privado, relação porto-cidade e inovação na área de desenvolvimento social e responsabilidade socioambiental. Lu Alckmin, filantropa e esposa do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é madrinha do IBI Social, participou do evento, realizado na última terça-feira (1), na sede da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), em Brasília.

O documento foi assinado pelo presidente do conselho administrativo do IBI, Mauro Sammarco, pelo diretor-presidente, Mario Povia, pela presidente do IBI Social, Eliane Sammarco e pela presidente do Instituto Portonave, Mariana de Souza Viel.
O acordo firmado prevê a cooperação com recursos humanos, infraestrutura, tecnologia e recursos materiais. Além disso, também visa o intercâmbio de conhecimento, informações, divulgação de resultados e demais dados relacionados ao desenvolvimento de ações de promoção e divulgação de políticas sociais de equidade de gênero e raça, redução de desigualdades, inclusão social e socioambientais.
Para o Instituto Portonave, a parceria visa promover ainda mais ações de impacto socioambiental, não apenas no Sul, mas também em muitas regiões do país. O convênio permite a troca de experiências e fomenta que boas iniciativas sejam replicadas e ampliadas.
Como divulga o IBI, “o IBI Social pretende unir grandes obras de infraestrutura de transporte a ações concretas de inclusão e equidade social, educação de qualidade e cuidado com o meio ambiente”.
Sobre o Instituto Portonave
Há 10 anos, o Instituto Portonave impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais a empresa mantenedora está inserida, e apoia a transformação positiva dos territórios com foco na redução das desigualdades sociais (ODS 10). Em 2024, a Companhia realizou e apoiou 50 iniciativas. Foram R$ 10,5 milhões investidos de modo direto e via leis de incentivo fiscal.
Sobre o Instituto Brasileiro de Infraestrutura
Criado em maio de 2023, como setor técnico da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos do Congresso Nacional, o IBI tem como missão fortalecer a infraestrutura do país, promover o desenvolvimento, a eficiência e a competitividade. O Instituto visa analisar problemas do setor e elaborar soluções, também debater a infraestrutura de transportes entre parlamento, governo, sociedade civil e empresariado.
Sobre a Portonave
A empresa está localizada em Navegantes, litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007 como primeiro terminal portuário privado do Brasil. Faz parte do grupo suíço Terminal Investment Limited (TiL) – que administra cerca de 70 terminais em cinco continentes. São 1,3 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), foi o mais eficiente em produtividade de navio no ano de 2024. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e desenvolve diversas ações e iniciativas inovadoras aos aspectos ambientais e sociais.