Itajaí avança na criação de lei que regulamenta ciclomotores

Projeto de lei municipal busca melhorar a segurança no trânsito

A Prefeitura de Itajaí, por meio da Coordenação de Trânsito (Codetran), realizou um estudo para regulamentar e fiscalizar bicicletas elétricas e veículos autopropelidos na cidade. Nesta quinta-feira (20), o coordenador da Codetran, Leandro Ferreira, reuniu-se com o prefeito Robison Coelho e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Pegorini. A reunião teve como objetivo discutir medidas inovadoras e dar início ao projeto de lei, que está em elaboração e será encaminhado ao poder legislativo até o dia 10 de abril.

O aumento na circulação desses veículos tem gerado preocupações quanto ao cumprimento das normas de tráfego e ao impacto na mobilidade urbana. Atualmente, muitos ciclomotores, patinetes e bicicletas elétricas circulam sem regulamentação, gerando riscos para condutores, pedestres e motoristas.

“Nosso objetivo é garantir que a nova legislação atenda as necessidades do município, proporcionando mais segurança e organização no trânsito”, afirma Leandro, secretário de trânsito.

Em fevereiro, a Codetran participou de uma audiência pública para debater a regulamentação desses meios de transporte, além de analisar experiências de outras cidades que já implementaram medidas legais. Entre os pontos abordados, estão a exigência de equipamentos de segurança, a definição de áreas específicas para circulação e regras para fiscalização.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )