Itajaí deve ser a cidade sede do “Seminário Brasileiro de Kyudo”, em 2026
O anúncio foi feito durante o evento realizado em Curitiba, que reuniu praticantes de todo o Brasil

Durante quatro dias, de 18 a 21 de abril, integrantes do Kyudo Kai Itajaí participaram do 10º Seminário Brasileiro de Kyudo (SBK), em Curitiba/PR.
A cidade foi representada pela Associação Nipo-Brasileira de Itajaí (ANBI) e praticantes da tradicional arte marcial japonesa, de várias partes do Brasil. O evento contou com apresentações, treinos, muito aprendizado e uma experiência enriquecedora de grande importância para o fortalecimento do Kyudo na região. A equipe de Itajaí demonstrou habilidade técnica, disciplina e respeito à cultura do Kyudo.
“Estou realmente muito feliz e orgulhoso por tudo o que vivenciamos em Curitiba. Foi emocionante ver nossa equipe representar tão bem nossa cidade. Agradeço imensamente todo o apoio e incentivo que temos recebido de pessoas que acreditam em nosso trabalho e na importância de difundir essa arte com seriedade e dedicação”, explica o coordenador do Grupo Kyudo Kai Itajaí, Vinícius Oliveira.
O Kyudô, termo japonês que significa “caminho do arco”, é uma prática marcial que vai além do simples uso de arco e flecha. Enraizado nos princípios do Zen-Budismo, o Kyudô é considerado uma filosofia de vida, onde o objetivo não é apenas acertar o alvo, mas sim buscar o aperfeiçoamento pessoal por meio da harmonia entre mente, corpo e espírito.
Para 2026, o Kyudo Kai Itajaí terá um desafio ainda maior. Durante reunião com a coordenação do evento, Itajaí foi apontada como a cidade sede para a 11ª edição do Seminário Brasileiro de Kyudo em 2026, e trará para nossa cidade um dos eventos mais importantes do calendário nacional da modalidade.
“Vamos trabalhar com empenho para fazer bonito em 2026. Contamos com o apoio da comunidade, parceiros e entusiastas para fazer deste um momento memorável para o Kyudo brasileiro”, concluiu o coordenador.