Itajaí estuda implantação de sistema integrado de transporte público intermunicipal

Itajaí estuda implantação de sistema integrado de transporte público intermunicipal

Projeto pretende envolver as 11 cidades da região da Amfri

Um modelo pioneiro no Brasil para a integração de transporte público entre as cidades da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) foi apresentado na manhã desta sexta-feira (19) na sala de reunião do Gabinete do prefeito Volnei Morastoni, em Itajaí. A reunião trouxe técnicos e gestores do Município e da Associação para debaterem um Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR). A proposta envolveria as 11 cidades da região e teria aporte financeiro do Banco Mundial na implantação de um modelo sustentável de mobilidade.

“Itajaí, considerada como a metrópole da região da Amfri, é peça fundamental e central nesse novo modelo de mobilidade entre os municípios. É importante discutirmos e trabalhar em novos sistemas e estruturas para o futuro de toda a região”, avaliou o prefeito Volnei Morastoni. Pela proposta apresentada, o município integraria o eixo central dos deslocamentos formado por Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes.

O projeto prevê uma gestão consorciada (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI) e pretende ser o primeiro modelo de transporte coletivo do mundo com 100% da frota movida a energia elétrica. Com o aporte financeiro do Banco Mundial, a proposta deve implementar corredores exclusivos de ônibus (BRT – ônibus de trânsito rápido) e eco pontos para a recarga do veículos elétricos.

Itajaí e Navegantes podem ter ponte ou túnel

Um dos pontos mais discutidos na reunião foi a construção de uma nova ligação entre Itajaí e Navegantes. A Amfri, em conjunto com o Banco Mundial, apresentaram as propostas da construção de uma ponte ou túnel entre as cidades como peça chave na revolução da mobilidade na região.

O Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR) da região da Amfri será apresentado a todos os municípios que compõem o território para a adequação e discussões. O prazo é iniciar a implementação do modelo com as melhorias de estrutura em 2024.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habilitação, Rodrigo Lamim, o sistema proposto pela Amfri vai complementar o projeto desenvolvido pelo Município de Itajaí. O edital do novo modelo de transporte público de Itajaí aguarda a aprovação de leis reguladoras na Câmara de Vereadores e será lançado em breve. 

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )