Itajaí inicia processo de construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

Documento iniciará pela fase de entrevistas e definição das matrizes econômicas para os próximos anos

Itajaí iniciou nesta quinta-feira (11) o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, iniciativa que orienta o crescimento do município com base em planejamento e integração entre governo, setor produtivo e sociedade organizada. O plano responderá ao cenário imposto pela reforma tributária e a busca por novas fontes de receita para manter o ritmo de desenvolvimento.
 
“O plano é uma ferramenta para crescermos de forma adequada, planejada e organizada. O impacto econômico da reforma tributária exige alternativas, e este processo precisa ocorrer com participação da sociedade”, afirmou o prefeito Robison Coelho.
 
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, ressaltou que o trabalho ocorre em parceria com o CECAI. “O lançamento da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico integra consultoria especializada e participação das entidades, das empresas e das universidades. O objetivo é definir os projetos, programas e ações que irão orientar o futuro de Itajaí”, destacou.
 
O processo avança e, em janeiro, começam as entrevistas com especialistas, empresários, representantes de entidades e profissionais ligados às áreas estratégicas da economia local. As informações coletadas serão cruzadas com dados oficiais, como geração de emprego, arrecadação por setor e desempenho das atividades econômicas. A análise servirá de base para definir as quatro matrizes econômicas que orientarão o desenvolvimento da cidade.
 
O estudo considera segmentos consolidados e também setores que o município deseja fortalecer, como tecnologia, logística, indústria, serviços e mercado imobiliário. O cronograma prevê cerca de nove meses de trabalho até a apresentação final do plano, que reunirá diagnóstico, diretrizes e metas para orientar políticas públicas e investimentos.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )