Itajaí registra primeiro caso de dengue autóctone de 2021

Itajaí registra primeiro caso de dengue autóctone de 2021

Secretaria de Saúde reforça importância dos cuidados preventivos

O Município de Itajaí registrou o primeiro caso de dengue autóctone de 2021. Uma mulher de 20 anos, moradora do bairro Fazenda, contraiu a doença dentro da cidade. O Programa de Controle da Dengue da Vigilância Epidemiológica já está adotando as medidas preventivas necessárias, como aplicação de inseticida UBV para contenção da doença, vistorias nas residências no entorno para eliminação de focos positivos e orientação aos moradores.

Além do caso autóctone, Itajaí já tinha registrado outros dois casos de dengue neste ano, um importado e um indeterminado. Os locais também receberam as ações de prevenção. A cidade também contabiliza neste ano 151 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, sendo os bairros Cordeiros (25 focos), São Vicente (18) e Fazenda (12) os mais afetados.

Nesta sexta-feira (5), os agentes de endemias do município seguem no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os profissionais estão vistoriando casas e farão a aplicação de inseticida no entorno do local em que foi confirmado o caso autóctone.

“É importante ressaltar que não podemos nos esquecer da dengue neste momento. A ocorrência de chuvas e temperaturas altas cria um clima propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a população tem que ser aliada na eliminação de recipientes que acumulam água, principalmente os pequenos depósitos, como potes, latas, pneus, plásticos, entre outros. Uma simples tampa de refrigerante com água parada pode ser o local escolhido pela fêmea para colocar seus ovos”, ressalta o gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )