Mente sã, empresa saudável: FG Empreendimentos lança projeto com foco na sustentabilidade emocional
Saúde mental é um tema que veio para ficar. Um tabu que vem sendo descortinado no pós pandemia e o assunto tem se tornado tema cada vez mais relevante dentro e fora das empresas. E essa é uma preocupação crescente. Um em cada quatro brasileiros sente que a empresa em que trabalha não está preocupada com a saúde mental do funcionário. Uma pesquisa realizada pela empresa Vittude mostra que isso não é só uma impressão dos funcionários. Desde o início da pandemia, 47% das empresas não tomaram nenhuma iniciativa para melhorar a saúde mental dos funcionários.
“Sempre tivemos uma preocupação com bem-estar de nossa equipe e a pandemia trouxe novos olhares e, por isso, desenvolvemos o Programa FG Consciente que tem como objetivo trabalhar aspectos das relações, saúde emocional e física”, destaca a gerente de DHO, Giselle Hornburg.
O Projeto Saúde Emocional FG vai proporcionar aos colaboradores um momento com um profissional qualificado na área de Gestão de Emoções. “Entendemos a necessidade de trabalhar de forma articulada com os colaboradores a saúde emocional, uma vez que está atrelada a capacidade de administrar as próprias emoções, resultando assim, em um sentimento de bem-estar”, explica a gerente de DHO. E mais, o FG Consciente tem por objetivo tratar de temas relacionadas a saúde do trabalhador, segurança no trabalho, autoconhecimento, para aproximar as pessoas e valorizar a vida. A diretora administrativa da FG, Dayana Feitosa, destaca ainda que as aulas de ginástica laboral também foram incluídas no programa. “Assim, as aulas ganham uma roupagem, unificada, potencializando todos os insights e conceitos que prezamos na FG”.
A FG, pioneira no segmento construtivo, também traz o holofote para essa importante questão. Segundo a consultoria Mercer, apenas 18% das empresas no Brasil têm um programa de cuidado à saúde mental de seus colaboradores. “Entre as estratégias estão a divulgação de dicas de saúde e bem-estar, atendimento remoto por especialistas em saúde mental, orientação para atividades físicas e ações de entretenimento”, explica Giselle.
De 2020 até 2022 a urgência em trazer o tema da saúde mental para dentro das empresas tem se tornado mais palpável. “O estudo de 2022 da Global Learner Survey aponta que 92% dos brasileiros priorizam empresas que oferecem algum tipo de serviço ou programa voltado às questões de saúde mental e também já sentimos que esse tema vem sendo um diferencial nos benefícios frente ao mercado”, finaliza a gerente de DHO da FG Empreendimentos, Giselle Hornburg.