Município inicia demolição de prédio abandonado no São Vicente após 30 anos de abandono

Trabalhos começaram nesta terça-feira (15) e a previsão é de que durem dois meses até a limpeza total da área

Começaram nesta terça-feira (15) as obras de demolição de um prédio abandonado na rua Antônio Ayres dos Santos, no bairro São Vicente. Após três décadas de denúncias e problemas de segurança e saúde pública, o Município, com apoio das forças de segurança e das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, iniciou os trabalhos que devem durar cerca de dois meses até a completa limpeza da área. Os dois prédios do conjunto têm que ir ao chão porque estão condenados, e não há possibilidade de recuperar.

Os dois prédios do conjunto têm que ir ao chão porque estão condenados, e não há possibilidade de recuperar. São quatro andares em cada um dos blocos, que não tinham mais condições. Tinham uma instabilidade estrutural e um desgaste muito grande, e resolvemos partir para essa solução de demolir, aproveitando a autorização do Poder Judiciário.

“Hoje é uma virada de página para o Município. Um custo de R$ 600 mil, que será cobrado do proprietário, e, se não for pago, nós vamos atrás do terreno para que aqui seja feito um equipamento público”, pontua o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky.

“Eu prefiro construir, mas tem casos como esse que não têm uma alternativa, é preciso destruir. Vamos negociar para que essa área venha para o Município, sim, para que a gente possa entregar, ao invés de um local que trazia insegurança para a população, colocar aqui uma escola”, enfatiza o prefeito, Robison Coelho.

Quem mora no entorno comemora a ação do Município em dar um fim a um problema que se arrasta por décadas. O despachante aduaneiro, Luiz Fernando Pontes Russi, que é síndico de um prédio em frente, e vários outros moradores foram assistir ao início da demolição.

“O pessoal que mora aqui tinha muito medo de chegar tarde da noite. Havia muito receio. A ação do Município de vir aqui e colocar abaixo esse prédio, para nós, é uma vitória”, diz.

“O prédio abandonado, além de ser um equipamento feio, que deixa feio o coração aqui do nosso bairro São Vicente, estava servindo também para usuários de drogas, para moradores de rua, perigo para a comunidade. As pessoas precisavam sair às vezes de madrugada para ir trabalhar, tinha brigas, confusões aqui na frente”, completa o vice-prefeito Rubens Angioletti.

A previsão é que todo o trabalho demore dois meses, mas todo o esqueleto do prédio deve ir ao chão em 30 dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras.

“A partir desse momento, os trabalhadores vão começar de cima para baixo, num serviço manual, um serviço de cuidado, para que não tenha nenhum risco, nem para o trabalhador, nem para os vizinhos. Nossa previsão é, em menos de 30 dias, colocar toda a estrutura no chão para, depois, dentro de dois meses, deixar a área toda limpa”, finaliza o Secretário Municipal de Obras, Tarcizio Zanelato.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )