“Novos Futuros” fecha roda de conversa na programação do VERAS Design
Com oferecimento da Morada Eco, troca de conhecimentos e experiências em design e arquitetura de bom impacto fecham a programação da primeira edição do VERAS Design, neste sábado (03), às 16h

No último dia do VERAS Design – Exposição de Design Catarinense, em 03 de maio, a conversa será sobre “Novos Futuros”. Promovida pela Morada Eco, patrocinadora do evento, o bate-papo coloca em roda as arquitetas Larissa Gransotto e Thaisa Kleinubing, os estúdios de design Estalo e Marion Rupp e a pesquisadora Ruth Fingerhut com mediação da curadora Celaine Refosco. As trocas de experiências começam a partir das 16h, no Centro Cultural Veras, em Florianópolis. A entrada é gratuita.
“Fechamos a programação de conversas com um tema fundamental para o setor: pensar o futuro a partir de práticas e protagonismos alinhados às urgências contemporâneas – como a crise climática. Pensar os processos, materiais e suas procedências é um ponto de partida fundamental para uma arquitetura de bom e baixo impacto ambiental”, comenta Tatiana Fingerhut da Morada Eco. As inscrições podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/17wX3FsbiZi_AVoTeFtCA4RDvnRMTQWKGSPlZtauGB4I/viewform?edit_requested=true
Casa Cerne
A arquiteta Larissa Gransotto é um exemplo que pode servir de inspiração ao redor. Um profissional não só projetou, mas ajudou a construir o próprio lar. “Na minha ‘casa conceito’, a inovação começa na construção, em que a escolha do wood frame e da madeira engenheirada se destaca pela eficiência e sustentabilidade. A utilização de módulos em madeira e a modularidade do projeto oferecem uma abordagem contemporânea, permitindo flexibilidade e adaptabilidade aos espaços. A cobertura do não apenas contribui para um ambiente verde e acolhedor, mas também demonstra uma solução para a maximização do local”, explica a arquiteta.
O uso de materiais certificados e de baixo impacto por meio de uma parceria com a Morada Eco, reveste o espaço interno com madeira, piso e tintas naturais. As tintas de pedra, por exemplo, são provenientes de materiais que seriam descartados por mineradoras – cascalhos ou contenções – na natureza. Dessa forma, a empresa transforma a matéria prima bruta em revestimentos nobres para as paredes, proporcionando maior desempenho e durabilidade do produto, ainda com economia de impacto ambiental.
A tinta de terra tem base crua. Por possuir uma carga mineral com núcleos naturais, não emite Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), cheiro e outros produtos químicos. O revestimento é considerado saudável e sustentável e pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas, dispensando a tinta convencional e o uso da argamassa.
A arquiteta optou pela madeira maciça na escada, que é produzida pela Morada Eco com base nos mais altos padrões de exigência. Selecionado por espécie e tonalidade, o material é seco em estufa. Os cuidados da empresa com o acabamento incluem construir o encaixe macho-fêmea de forma que combine sem dificuldades, também o nivelamento milimetricamente para evitar ao máximo reparos futuros.
Sustentabilidade em espaços culturais
Também participa da conversa com a arquiteta e urbanista Thaisa Kleinubing. Com Master Científico em Arquitetura Sustentável pela Universidade de Aalborg(Dinamarca), ela é especialista em eficiência energética e certificação ambiental de edificações e vai falar como surgiu o processo de design da expografia do VERAS Design. Também o papel do arquiteto é essa intermediação entre o espaço, a obra e o artista.
“Para diminuir o impacto ambiental da estrutura, usamos madeira renovável, um material leve e durável, que respeita e integra a arquitetura do lugar. Prezando pela flexibilidade, as peças metálicas são simples de manipular, simplificando montagens e desmontagem nas mais diversas configurações. Além disso, as peças garimpadas em casas de ferro velho, originalmente usadas em instalações elétricas urbanas, aumentam a praticidade e conferem ainda mais o caráter de circularidade ao projeto”, destaca.
O conteúdo ainda tem contribuição dos demais convidados da roda de conversa. A programação pode ser conferida no portal https://arqsc.com.br/
SERVIÇO
O que: Roda de Conversa Novos Futuros – VERAS Design
Quando: 03 de maio, às 16h
Onde: Centro Cultural Veras Design
Endereço: Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande, Florianópolis