O mundo está em construção!

O mundo está em construção!

A princípio, aventura de viver é saber que as coisas não são definitivas, não está ali para sempre. A água do rio que passa diante de você nunca é a mesma. Nem mesmo você. São as mudanças, como estágios etários, e as transformações, como as formas de amadurecimento, que nos permitem encontrar algo novo nos dias. As rotinas podem até nos sufocar, mas as conversas e as novidades sempre nos estimulam. Nada pior do que viver sempre do mesmo jeito! Contra o peso do dia a dia tiramos férias. Viva!

E podemos desafiar as estruturas sociais que se nos vem a cada instante. Você pode colocar sob suspeita as formas de viver. Tente passar um pequeno período em sua casa pedindo, com delicadeza e polidez, para ir ao banheiro. É muito provável que seus familiares vão estranhar sua atitude [maneira de pensar e sentir] da mesma forma que seu comportamento [agir].

Algo angustiante pode ser exposto porque o que deveria ser feito de uma maneira já sancionada por todos está sendo colocada em desconforto. Nesse momento, você desafiará as estruturas-estruturadas, aquelas que nos informam bem como devemos viver a vida. Este é um modo simples de pôr o cotidiano em debate.

Por fim, tudo parece estar pronto, mas não está. Para caminhar sobre este terreno é necessário ter afastamento metodológico sobre sua própria ação. Por que fazer isso desse jeito? O estranhamento sobre o que nos é familiar e rotineiro é um excelente e agradável exercício de você observar a você mesmo. E até divertido!

Fernando Marx

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )