“O turismo é a arte de vender felicidade”: Secretário de Turismo de Balneário Piçaras, Lávio Dalfovo
Abrindo a pasta com muitos eventos e movimentação no município de Balneário Piçarras, conversamos com Secretário de Turismo, Lávio Dalfovo.
Iniciativas simples, juntamente com iniciativa privada, o “Balanço da Orla”, atrativo turístico que está movimentando as areias da praia. Fale um pouco sobre essa ação?
Os tais balanços da orla, não são a invenção da roda! Existem por todo mundo, Bali na Indonésia, por exemplo, Tulum no México e até mesmo em praias brasileiras já se vê os balanços. Juntei alguns amigos e empresários fizemos a custo zero! O diferencial é o material que usamos, madeira de reflorestamento, cordas de garrafa pet e os assentos que são de madeira de demolição, estes foram assoalho de um galpão centenário. O interessante é que as pessoas entenderam o espirito do balanço, um local para registrar momentos inesquecíveis, e com o advento das redes sociais virou febre! Resultado, mídia espontânea. A experiência foi tão boa, tão bacana que iremos espalhar mais pela orla!
O que o senhor pretende fazer no turismo do Balneário Piçarras? Quais são os planos da Setur para 2021?
2021 será um ano de recuperação no Turismo, não só local, mas mundial, estamos saindo de uma pandemia, o novo normal deverá permanecer por bom tempo. Nossa meta é trazer movimentação através de eventos, de investimentos de baixo custo em equipamentos turísticos, primeiro estamos olhando ao nosso redor, queremos empreender com o que temos, principalmente na natureza, consolidar nichos como turismo rural, de natureza, náutico entre outros, somos certificados com a Bandeira Azul e temos uma natureza riquíssima que precisa ser preservada e apreciada torando-se capital turístico.
O turismo esportivo é ou não é importante para a economia da cidade?
Com certeza importantíssimo, temos uma secretaria de esportes muito atuante, Bira Andrade nosso secretário é um expert nesses tipos de eventos, tanto que estamos realizando diversos eventos esportivos, como natação, beach tennis, ciclismo, motocross, bike, eventos de vela e estamos angariando outros.
Sabemos que não se desenvolve o Turismo como atividade geradora de benefícios para a cidade se não houver participação das pessoas. A iniciativa privada tem apoiado seu trabalho?
Fazer o turismo acontecer é encantar as pessoas, não só as que nos visitam, mas também as que aqui residem. Tornar a cidade mais FELIZ é uma determinação de nosso Prefeito Tiago Baltt e para isso a participação de todos é fundamental! Quanto a iniciativa privada tem sim, nos ajudado, tem participado, temos uma forte parceria!
Secretário, quais são as perspectivas para o segundo semestre em termos de turismo receptivo?
Penso que temos uma “demanda reprimida” muita gente queria viajar e não pode, creio que retomaremos nosso mercado, aos poucos, é importante estarmos preparados para receber bem!
Por: Lierge Coradini