O turismo náutico e a qualificação da mão de obra do comércio
Balneário Camboriú vem ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional. Esta realidade acaba atraindo muitos estrangeiros, o que abre a necessidade do comércio qualificar seus atendentes para aprender idiomas como inglês e espanhol. Esta tendência fica ainda mais forte quando pensamos na proximidade da temporada de verão e a escala de pelo menos 17 navios no município, gerando a necessidade de atender a grande demanda de pessoas vindas das mais variadas regiões do planeta.
As escalas de cruzeiros marítimos colocam Balneário Camboriú como importante destino para o turismo náutico brasileiro, por onde devem passar mais de 50 mil passageiros entre novembro e abril. Segundo estudo da Cruise Lines International Association (CLIA), no ano passado cada passageiro provocou um impacto médio de R$ 466 em cada porto das escalas no País.
O estabelecimento que possuir esse diferencial entre seus atendentes tem mais chances de sucesso nas vendas. Atento a esta nova dinâmica da economia de Balneário Camboriú, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio) está incentivando as empresas associadas a estimularem seus funcionários a fazer um curso de idiomas. O próprio sindicato já avalia fazer parcerias para facilitar o acesso dos trabalhadores do setor à escolas de idiomas.
Afinal, não há como se pensar em uma boa relação de comércio nos tempos atuais se, entre colaboradores, não existe pelo menos um profissional que tenha o domínio do inglês ou espanhol, possuindo habilidade mínima de se comunicar de forma eficiente e clara.
O currículo de um profissional que fala pelo menos um idioma a mais do que o idioma nativo certamente vai atrair mais atenção na hora da seleção de uma oferta de emprego. O segundo idioma continua sendo um diferencial para qualquer profissional que procura se destacar ou conquistar visibilidade no mercado de trabalho. Ele é determinante para a maioria das profissões. Para uma cidade que vai receber turistas estrangeiros, esse fato é ainda mais relevante.
* Helio Dagnoni é presidente do Sincomércio de Balneário Camboriú e Camboriú