Ocorrências de baixa pressão podem se ampliar em Itajaí
Melhorias de infraestrutura no sistema de abastecimento central e áreas rurais causam interrupções

O conjunto de obras de recuperação da infraestrutura de abastecimento de água potável para Itajaí e Navegantes está em plena execução, causando instabilidade na pressão de distribuição nesta terça-feira (14). O maior volume de ocorrências registradas está concentrado nos bairros Centro, Murta, Paciência, Praia Brava e Santa Regina.
Nesta tarde, ocorreu o esvaziamento total do reservatório do Morro da Cruz, devido ao consumo. Uma limpeza periódica que já estava programada será adiantada, aproveitando a condição e prevenindo o descarte de água. A ação representa uma otimização de recursos e a prevenção de problemas no verão, mas irá resultar em pontos de falta d’água nesta noite e na manhã de quarta-feira (15).
Simultaneamente, equipes de eletromecânica estão mobilizadas para realizar o realinhamento da tubulação de retrolavagem do filtro 6 da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque. Esse componente é essencial para garantir a produção sem interrupções durante períodos de alta turbidez. Todas as ações que podem ser executadas sem interrupção do funcionamento da ETA estão em andamento, com as atividades que demandam a paralisação da operação programadas para a madrugada, para minimizar os impactos para a população. Mesmo assim, o serviço pode causar atraso na recuperação plena do sistema.
Na Paciência, técnicos a serviço do Semasa estão trabalhando na sondagem de possíveis problemas nos equipamentos e tubulações da rede local. Durante a noite, será executado o serviço de busca de vazamentos de difícil detecção com geofone. A força tarefa será mantida até a obtenção de medições de pressão satisfatórias para todos os imóveis com relatos de dificuldades no abastecimento.
Por volta das 19h desta terça, a maioria das bombas de recalque (boosters) do sistema do Itajaí, responsáveis por levar água tratada aos imóveis em áreas elevadas, estava operacional, mas o consumo do horário de pico das próximas horas pode levar ao desligamento automático de alguma delas.
O Engenheiro Flávio de Faria, Diretor de Saneamento do Semasa, aponta que “as ações de adequação da infraestrutura de água de Itajaí vão continuar em um ritmo bastante acelerado, pelo menos até alcançarmos a produção e a reservação necessárias”.
“O uso consciente e a economia da água reservada são as principais ferramentas da população para minimizar situações inconvenientes, que estamos encarando agora para eliminar no futuro bem próximo” completa Celso Hugo Praun Filho, Diretor Geral do Semasa.