Passeio Expedition: amizade e belas trilhas da região de Brusque
O sábado, 18 de junho, também foi marcado pelo Passeio Expedition, na 28ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep). Antes das 8h da manhã, 150 veículos 4×4 já se concentravam no pátio do Pavilhão da Fenarreco para a organização e os últimos detalhes. Com saída às 9h, o Passeio Expedition teve como destino a localidade do Moura, passando pelo município de Canelinha, com retorno por Camboriú, atravessando o bairro Limeira, com uma trilha que garantiu belas paisagens. Além disso, no final, os participantes do passeio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Complexo Industrial Renaux, no bairro Primeiro de Maio.
O passeio contou com 134 veículos inscritos, 16 carros de apoio e cerca de 450 pessoas participando.
Tradicional na programação da Fenajeep, o Passeio Expedition também retornou após dois anos, reunindo amigos e famílias. Segundo a coordenadora do passeio, Fernanda Ristow ele começou a ser planejado há dois meses. “Todos estavam com uma grande expectativa. Ontem (sexta) a chuva veio para trazer um pouco de adrenalina na nossa trilha, mas hoje o sol garantiu um belo dia.
É um passeio que a cada ano tem tido muita procura na Fenajeep. As pessoas têm buscado cada vez mais isso, o contato com a natureza, onde é possível ir com um veículo 4×4, do dia a dia, já que é uma trilha mais tranquila. E esse ano, se tivéssemos aberto 200 inscrições teríamos fechado com fila de espera ainda, pois tivemos muitos interessados”, detalha.
Para ela, o essencial do Expedition é o espírito de confraternização. “A cada ano que passa fazemos novas amizades. Temos algumas pessoas que vem antes do evento, inclusive, e que nos auxiliam na abertura das trilhas e participam conosco. E isso é o espírito da Festa, que une amigos, famílias e amantes do jipe”, completa.
Feliz retorno
Participando pela primeira vez do Passeio Expedition, Cícero Franco, 66 anos, veio da capital catarinense na expectativa de encontrar belos lugares durante o trajeto e muita emoção. Participante de trilhas desde a adolescência, há vários anos ele frequenta a Festa Nacional do Jeep, mas desta vez optou em uma programação diferente para o sábado. “Além de me divertir, meu objetivo é conhecer e fazer amizades com pessoas que compartilham e tem o mesmo objetivo que eu e minha esposa: a aventura”, comentou, entusiasmado.
Vindo diretamente da cidade de Rio Branco, no Uruguai, a família Hernandorena, já participa do Passeio Expedition desde 2016. Quando vieram participar pela primeira vez, infelizmente, o veículo que estavam quebrou e, se não fosse a solidariedade de outra família brusquense (desconhecida) participante do passeio, que emprestou o carro, elas não poderiam participar. Desde então, a parceria e amizade permanecem até hoje. “Ficamos dois anos sem poder participar e nem visitar nossos amigos aqui no Brasil. Esse retorno está sendo incrível, poder ter esses reencontros e participar mais uma vez dessa linda festa. A emoção é muito grande e estamos muito felizes em poder conhecer novos lugares por aqui”, expressou Viviana Olivera, que há uma semana já estava em Brusque para participar do passeio.