Pedido de Informação questiona apreensão de queijos de leite cru

Pedido de Informação questiona apreensão de queijos de leite cru

Com base em acontecimento recente no município Seara, quando foram apreendidos e destruídos mais de 30 quilos de alimentos  de 27 produtores que participaram do Primeiro Concurso Regional de Queijos Artesanais de Leite Cru, o deputado João Amin (PP) encaminhou ao Poder Executivo Pedido de Informação sobre o ocorrido.

Autor da Lei Nº 17.486/2018, que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru, o deputado questiona a Casa Civil sobre quais as violações ocorridas que provocaram o recolhimento e incineração dos queijos, bem como sobre a demora na regulamentação da Lei que trata sobre o assunto.

De acordo com informações divulgadas por entidades e também pela imprensa, o evento promovido pelo Fórum das Entidades da Agricultura Familiar, foi denunciado ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de que estaria sendo oferecida degustação de queijos de produtores que não passaram por inspeção. A solução foi alterar o critério de julgamento, retirando o sabor da avaliação. Ao término do evento 30 quilos de queijo foram recolhidos e destruídos.

Segundo o deputado João Amin, “nosso produtor de queijo artesanal de leite cru há muito vem sofrendo com a insegurança jurídica. Elaboramos uma lei em parceria com diversas entidades justamente para viabilizar a produção de um produto premiado internacionalmente, mas que não encontra mercado em Santa Catarina”.

Ainda de acordo com o parlamentar, “esperamos que esse Pedido de Informação provoque o governo do estado a regulamentar a Lei e dar segurança a milhares da famílias que produzem essa iguaria”.

A Lei Nº 17.486/2018 define como queijo artesanal aquele elaborado com leite cru da própria fazenda, com métodos tradicionais, com vinculação ao território de origem, conforme Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) estabelecido para cada tipo e variedade, sendo permitida a aquisição de leite de propriedades rurais próximas desde que atendam todas as normas sanitárias pertinentes.

Foto: Deputado João Amin

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação – 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 – Florianópolis – Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )