
Penha anuncia palestra de especialistas de saúde no Dia Internacional de Combate ao Suicídio
As atividades do Setembro Amarelo da Secretaria de Saúde de Penha terão nesta semana um momento especial: a palestra dos especialistas em saúde no próximo dia 10, no Plenário Tenente Expedicionário Milton Fonseca, da Câmara de Vereadores, a partir das 14h. Neste dia, a Saúde estará mobilizada com nutricionista, dois psiquiatras e outros profissionais ligados ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O público da palestra, segundo informa a secretária Regiane Aparecida Basso, já está sendo convidado a partir de entidades e organizações de Penha. A intenção da saúde é promover ampla discussão sobre a valorização da vida e o combate ao suicídio no dia internacional dedicado a essa temática, o 10 de setembro.
Já o Núcleo de Apoio à Saúde da Mulher e da Criança (NAM), no centro da cidade, também integra a programação do Setembro Amarelo, e desenvolve atividades no núcleo durante todo o mês, com paradas estratégias por turno de trabalho, pela manhã e à tarde, conscientizando acerca da prevenção ao suicídio junto à população.
Duas fonoaudiólogas, médico psiquiatra, três psicólogas e um psicanalista integram a equipe responsável por essa estratégia. “Nós atuamos todos os dias na sala de espera do NAM, com paradas estratégicas de 10 a 15 minutos de orientação quanto a campanha e os tratamentos disponíveis para a pessoa em sofrimento psíquico”, detalha a fonoaudióloga Andreza Geraldo.
O público é variado – adolescentes, crianças e adultos são alvo da abordagem. E no dia 16 deste mês, a “Oficina da Saúde”, como foi chamada a ação, fará atividade especial a partir das 14h, levando ao público temas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios mentais. Os profissionais têm por objetivo capacitar a população para identificar e auxiliar essas pessoas. Além de Andreza, a fonoaudióloga Kelly, as psicólogas Grazi, Melina, Sunamita e Jesi também atuam na programação.
Segundo a secretária de Saúde, Regiane Basso, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A Secretaria de Saúde de Penha lembra que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. E hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos.
Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. No Brasil um dos mais completos serviços de valorização da vida, com atendimento e orientação chanceladas pelo Ministério da Saúde é o CVV, que atende pessoas em busca de acolhimento pelo fone 188, em qualquer parte do território nacional. Não é serviço religioso – é uma orientação cidadã a quem precisa de ajuda.


