Penha celebra certificação internacional em sustentabilidade com anúncio de novo mapeamento de praias e recantos naturais
Selo, padrão destino verde da organização holandesa Green Destinations, foi entregue em em coletiva de imprensa
Penha, no litoral norte de Santa Catarina, alcançou um feito notável ao ser premiada com a certificação internacional nível prata pela organização holandesa Green Destinations, com 71% dos critérios atendidos. Um reconhecimento que coloca o município junto com a seleta lista de destinos certificados em gestão sustentável. A cidade, que se destaca o ano inteiro como um destino turístico completo para aqueles que buscam diversão, beleza natural e novas experiências, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento aliado à sustentabilidade, ao mesmo tempo em que investe na valorização de suas belezas naturais e culturais. O anúncio e entrega do selo, padrão destino verde, foi feito em coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira (14), no Rancho do Lago.
“A conquista da certificação, nível Prata, é um marco histórico para nossa cidade. Ela reflete o trabalho incansável do setor público, privado e da comunidade, que unem esforços para fazer de Penha um exemplo de turismo sustentável. Este é apenas o começo. Meu desejo é que Penha siga com este comprometimento, continue avançando, mostrando ao mundo a beleza e a responsabilidade que temos com nosso meio ambiente e cultura. Que venha o ouro”, declara o prefeito Aquiles da Costa.
Para o secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, o processo é bem rigoroso e valoriza o destino Penha. “Alcançar a certificação Prata da Green Destinations foi um desafio e uma grande oportunidade para fortalecer nossas práticas de sustentabilidade. Estamos à frente de destinos como Fernando de Noronha, que recebeu a certificação nível bronze. Acredito que este selo é um reconhecimento do esforço coletivo e da visão de longo prazo para o turismo penhense”, afirma.
Aline Nandi, coordenadora geral de projetos do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que é uma instituição criada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e representa a Green Destinations no Brasil, também enfatizou o impacto positivo dessa certificação para o município. “Este reconhecimento internacional não só coloca Penha em um novo patamar no turismo global, mas também abre portas para novas oportunidades de crescimento econômico sustentável, já que com a nossa parceria com a Embratur, a agência brasileira de promoção internacional do turismo terá a responsabilidade de divulgar todos os destinos certificados em gestão sustentável pela Green Destinations em eventos nacionais e internacionais, assim com a cidade poderá utilizar a marca Brasil nos eventos, materiais de divulgação, entre outros”, detalha ele.
Os benefícios de ser um destino certificado são vastos. Penha não só se conecta com outros destinos que compartilham as melhores práticas e segue normas internacionais, mas também fortalece sua estratégia local de sustentabilidade e se destaca como líder em práticas ambientalmente responsáveis e socialmente conscientes, o que aumenta a confiança dos visitantes, parceiros comerciais e influenciadores. E agora, o município também recebe um relatório de sustentabilidade, que dá acesso a ferramentas avançadas para medir e avaliar seu desempenho ambiental, consolidando sua posição como um destino responsável.
Para este processo de certificação, Penha passou por um rigoroso processo de avaliação baseado em 84 critérios, divididos em seis categorias, como gestão de destinos, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social e gestão e informação. Este não é um compromisso pontual, mas um processo contínuo, com auditorias bienais, garantindo a manutenção dos mais altos padrões de sustentabilidade, quando se trata de avaliação como destino turístico.
Além da certificação, o governo municipal anunciou outra grande novidade: o mapeamento completo de todas as 74 praias e recantos naturais da cidade. O trabalho, realizado de forma intersetorial, visa reconhecer e valorizar toda a costa litorânea de Penha. A iniciativa tem como foco a atualização dos materiais publicitários e o fomento às questões culturais, além da nomeação oficial dos locais por meio de um projeto de lei, que foi assinado também na coletiva pelo prefeito Aquiles Costa.
Em breve o mapa ilustrativo estará disponível na versão digital, facilitando a compreensão e o acesso a cada paraíso natural e cultural presente em Penha.
Green Destinations: Um Selo de Excelência em Sustentabilidade
A Green Destinations é uma organização internacional que certifica destinos turísticos em todo o mundo, com base em critérios rigorosos de sustentabilidade. Criada na Holanda, em 2014, a entidade avalia uma ampla gama de práticas, desde a gestão ambiental até o respeito à cultura local e ao bem-estar social. A certificação é reconhecida pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e é um dos selos mais prestigiados no setor de turismo sustentável mundial.