“Penha”: Investimentos em tecnologia reforçam monitoramento do abastecimento de água em Penha
A concessionária Águas de Penha investiu em novas tecnologias para reforçar o monitoramento no abastecimento de água do município. Conforme Gabriel Fasola , coordenador de operações da concessionária, estas tecnologias conferem maior estabilidade ao sistema e, consequentemente, mais conforto à população que recebe água de qualidade na quantidade ideal de abastecimento.
Os equipamentos medem, por exemplo, vazão, pressão, avaliam se tem vazamento na rede, auxiliando a equipe operacional a controlar e fazer com que a água chegue a todos. “São ferramentas que melhoram a operação além de permitir a atuação da equipe técnica de forma remota”, destaca o coordenador. Os dados coletados são repassados para Central de Controle Operacional (CCO) e servem para subsidiar ações importantes para a melhoria do abastecimento no município.
Atualmente, o monitoramento do abastecimento da Águas de Penha trabalha com três sistema de comunicação com o CCO: internet, GPRS (tecnologia que utiliza transferência por dados através de rede de celular) e via rádio.