Penha vacina 85,46% de suas crianças contra a Poliomielite
Penha vacinou 85,46% de suas crianças menores de cinco anos durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – que foi encerrada no último dia 30. Foram 1.599 doses aplicadas.
“Apesar de intensificarmos a importância da vacinação contra a poliomielite, ficamos abaixo da meta de 95% de vacinação, como determina o Ministério da Saúde – situação registrada em grande parte dos municípios brasileiros”, analisa o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
Apesar de não atingir a meta, Rodrigo vê o percentual de forma positiva. “Ficamos muito acima do percentual nacional, encerrado na casa dos 60%. Nossas equipes de vacinação agiram de forma intensa para elevar o índice de Penha”, acrescentou Rodrigo.
Na visão do secretário, houve uma disseminação de notificas falsas envolvendo a temática da vacinação e que gerou uma queda brusca nos percentuais de vacinação. “Infelizmente politizaram uma questão de saúde pública”, comenta.
“A vacinação é a única forma de prevenir uma série de doenças – é cientificamente comprovado. A propagação de ideologias contrárias à imunização influenciou, sem sobra de dúvidas, no cenário para esse número nacional inferior aos 95%”, finalizou Rodrigo.
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.