Placas tectônicas. Porque ocorrem tremores de terra?

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas.

Além disso, os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

A princípio, o número de placas tectônicas pode variar de acordo com a definição e a forma como são investigadas. Algumas estimativas apontam para 52 placas tectônicas, com 14 principais e 38 menores. Outras estimativas apontam para cerca de 100 placas tectônicas.


Placas tectônicas principais


Placa Africana
Placa Antártica
Placa Eurasiática
Placa Norte-Americana
Placa Sul-Americana
Placa Pacífica
Placa Indo-Australiana

De acordo com o especialista, a maioria dos episódios de tremores do mundo acontecem em regiões às bordas das placas tectônicas, ou seja, áreas de contato entre elas.

Algum país registra mais?

Assim como há regiões com mais abalos, também há países que registram mais ocorrências do evento geológico. “Todos os países próximos às zonas de subducção vão sofrer com terremotos. É o caso do Chile, Peru, Japão, a costa oeste dos EUA, México, Indonésia (e vizinhos), Países da América Central e Caribe, enfim todo o entorno do Pacífico”, destaca o sismólogo Bruno Collaço.

Por que o Brasil não sofre com tremores?


O Brasil está localizado no centro da Placa da América do Sul, longe das bordas de placas. Por isso, não sofremos com tremores intensos, mas, de acordo com Collaço, sofremos vários. “Em nosso país ocorrem tremores praticamente todas as semanas, geralmente com magnitudes menores que 3. A grande maioria deles ocorrem longe de grandes centros urbanos e as pessoas nem ficam sabendo”, explica.

“Estes são considerados tremores intraplaca (pois ocorrem longe das bordas). Os tremores intraplaca ainda são um desafio para os cientistas, pois são difíceis de explicar, especialmente quando de magnitude relevante.

No Brasil, a grande maioria dos tremores têm causas naturais e se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que “escorrega” por causa das pressões geológicas”, esclarece o sismólogo.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )