Plenário aprova nomeação do Píer de Itapema: “Píer Luiz Henrique da Silveira”
No retorno às atividades legislativas, os vereadores de Itapema aprovaram 2 Projetos de Lei, duas Medidas Provisórias e uma Emenda Aditiva. Entre eles, PL que batiza o novo píer com o nome do ex governador de SC e frequentador da praia de Itapema, Luiz Henrique da Silveira.
A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou nesta terça (06/02), por unanimidade, dois Projetos de Lei, duas Medidas Provisórias e uma Emenda aditiva. A votação aconteceu durante a 1ª Sessão Ordinária de 2024, no Plenário Pedro Mercês Vieira.
Um dos projetos foi deliberado em regime de urgência especial, o PL nº 03/2024, de autoria do Poder Executivo, que vem nomear o novo Píer de Itapema, como “Píer Turístico da Foz do Rio Perequê – Luiz Henrique da Silveira”.
A homenagem in memoriam da Prefeitura municipal destaca a trajetória do político catarinense, que além de Governador de Santa Catarina, foi Senador pelo Estado, prefeito de Joinville, deputado estadual e federal, e também Ministro da Ciência e Tecnologia.
Luiz Henrique da Silveira faleceu em maio de 2015 e era assíduo frequentador da praia de Itapema, onde mantinha imóvel de veraneio, sendo inúmeras vezes visto caminhando pela orla do município. “Registramos ainda de que Luiz Henrique foi o político que conquistou o maior número de mandatos em todo o período republicano em Santa Catarina”, destaca a prefeita Nilza Simas na defesa do projeto. Conforme determina a legislação para nomeação de bens públicos, a Prefeitura realizou consulta pública em seu site, que obteve aprovação com 64% de aprovação popular.
A Prefeitura registra, também, que por se tratar de uma concessão pública, a nomeação deste bem público não impede que a empresa concessionária explore os chamados “naming rights” (direitos de nome) – exploração comercial do nome “fantasia” do novo atrativo turístico de Itapema, que tem previsão de ser concluído em 2026.
O Píer Turístico terá uma área 6,6 mil m², sendo que 180 metros ficarão sobre as águas do mar. No local, irão operar 17 estabelecimentos comerciais, um restaurante panorâmico, roda gigante, 16 vagas molhadas para barcos e 231 vagas de estacionamento, o que o projeta para ser um atrativo turístico de relevância nacional.
Leia aqui o Projeto na íntegra!