Prefeito Liba Fronza de Navegantes, fala sobre sua gestão e realizações

Prefeito Liba Fronza de Navegantes, fala sobre sua gestão e realizações

O município de Navegantes, em Santa Catarina, nasceu entre rio e mar. Localizado as margens do Rio Itajaí-Açu e, com uma extensão de 11 km de orla marítima com vegetação nativa preservada por quase sua totalidade.

Santa Catarina têm dois portos entre os três primeiros do país na movimentação de cargas conteinerizadas do Brasil em 2023, um deles é o Porto de Navegantes (Portonave), que segue liderando a Região Sul.

Sua força econômica vai além – os estaleiros de Navegantes, maior polo da indústria náutica no país, formaram um comitê inédito para qualificação de mão de obra.

Atualmente, existem mais de 12 mil empresas ativas no município, no mês de abril do ano passado, foram 24.570 trabalhadores registrados; colocando a cidade como a que mais cresce em Santa Catarina no quesito emprego.

Prefeito de Navegantes, Liba Fronza.

Navegantes é a cidade do futuro, e o mercado já entendeu isto desde que a prefeitura simplificou e digitalizou processos, retirou amarras, promoveu modernizações e celeridade.

Impulsionado pelo setor logístico, que cresceu por meio de investimentos e incentivos fiscais, o PIB do município de Navegantes, subiu para R$ 59,4 mil. Supera a média estadual e coloca a cidade na 14ª colocação entre os 295 municípios catarinenses.

Conversamos essa semana com o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (DEM), que prontamente nos atendeu para falar um pouco sobre ações de sua gestão.

Melhorias nas estruturas urbanas impactaram positivamente no município?

Sim, as pessoas quando olham uma cidade que está investindo em infraestrutura, elas começam ver a cidade expandir. Na verdade, não apenas a infraestrutura, mas um conjunto de ações para que ele possa se desenvolver, uma política voltada para ação de novos investimentos.

Estação de Tratamento de Água, uma nova realidade?

O novo sistema de abastecimento de água, um investimento de mais de R$ 10 milhões, que pode pôr fim ao crônico problema da falta de água na região, principalmente durante o verão. Com o novo sistema, a capacidade de reservação de água do município foi aumentada em 150%, com reservatório de 3 milhões de litros de água, de competência da Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (SESAN). A cidade tem um abastecimento que dá garantia as pessoas, tanto para investidor na construção civil quanto na indústria; projeto esse, criado em nosso governo.

Uma das preocupações mundiais, o lixo. Como é a reciclagem?

Nós temos cooperativa no município (RECINAVE), que cuida de todo o processo de lixo reciclável, gerando emprego e renda para esses catadores. Além da coleta tradicional e a seletiva, nos temos toda uma preocupação em manter a limpeza urbana da cidade. Nós criamos ecopontos na cidade, para recolhimentos (pilhas, lâmpadas, vidros), fora isso, nossa Secretaria de Obras cuida do recolhimento de pneus, sofás, tudo o que a população descarta pela cidade. Recolhemos aproximadamente 800 toneladas de lixo por mês, um volume grande. A população precisa conscientizar, o lixo tem muita relação com a DENGUE, é um dos principais criadouros do “Aedes Aegypti”.

Como é a saúde pública em Navegantes?

Estamos em um processo onde humanizamos o atendimento e nos preocupamos com a qualidade. A tecnologia ainda não é 100% usada devido à falta de cadastro e histórico. Começamos a criar desde o segundo ano de nossa gestão, um cadastro de atendimento, hoje, temos um programa em que conseguimos monitorar todas as ações dentro da saúde (consultas, atendimentos, médicos, enfermagem, especialidades). Com isso, formamos um banco de dados. Tivemos contratações bem significativas de Agentes de Endemia e de Saúde, contratamos mais de 60 profissionais nessa área, ofertamos uma quantidade maior de especialidades medicas e exames.  Criamos a “Saúde do Trabalhador”, onde em cinco Unidades Básicas de Saúde atendem até as 23h e aos sábados até as 17h. Oportunizando mais acesso à saúde aos munícipes.

Queremos finalizar a obra do hospital, estamos trabalhando para ainda este ano acontecer.  Além disso, revitalizamos e ampliamos praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Navegantes e a construção da nova Unidade Básica de Saúde Modelo, do bairro Nossa Senhora das Graças, com obras previstas para o próximo mês.

Ensino e vagas em creches? 

Hoje temos aproximadamente 19 mil alunos na rede municipal de ensino. É um grande desafio, sendo 14ª economia do Estado, foi o município que mais cresceu em ofertas de emprego no Estado de Santa Catarina, trazendo uma demanda que não conhecemos. Entre monitorar as pessoas que nascem no município, podendo planejar vagas de creches, outra situação é das que chegam para morar no município gerando novas necessidades. Construímos três novas escolas, aumentando a oferta de vagas em mais de 4 mil para o ensino municipal.  Mas precisamos monitorar constantemente, muitas vezes tendo que remanejar para um bairro próximo, não deixando eles sem vagas. A cidade está em amplo desenvolvimento, estamos começando a planejar e estrutura novas escolas, para acima de 3 mil alunos, no centro de Navegantes. Implantamos o uniforme escolares no início do ano letivo, com qualidade, oferecemos (camisa, saia, calça, short, moletom, tênis, meia, kit escolar de qualidade), tudo isso pensando no bem-estar de nosso aluno. Terceirizamos a merenda escolar, oferecemos 30 mil refeições diárias, criadas através da nutricionista o projeto cardápio temático, para atrair mais os alunos e dar a possibilidade de conhecer novas culturas e sabores dentro da gastronomia. Ações essas para valorizar também os profissionais da educação, hoje são 2.600 que trabalham melhorando cada vez mais o índice e a qualidade de nossos alunos.

Aeroporto Internacional de Navegantes e novas rotas?

O aeroporto de Navegantes é a porta para o desenvolvimento, hoje, mais de 2 milhões de passageiros que passam por ano por aqui. As cidades no entorno precisam se estruturar para aproveitar essa demanda, ele abre portas para mostrar nosso cenário.

Por: Lierge Coradini

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )