Prefeitura promove abertura de semana de combate ao abuso sexual

Prefeitura promove abertura de semana de combate ao abuso sexual

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú, por meio do Núcleo de Prevenção às Drogas e a Pedofilia, promoveu nesta segunda-feira, dia 20, a abertura da programação da Semana de Prevenção ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Sediado no auditório da Prefeitura de Camboriú, a ação contou com representantes de cada escola da rede particular, estadual e municipal de ensino.

Também participaram do evento o secretário de Assistência Social, Edson Godinho Mafra Júnior e a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Laura Hilgenberg Ijaille Alves Zenckner. Além disso, palestras sobre a prevenção e combate ao abuso sexual foram conduzidos pelo diretor do núcleo, Manoel Mafra, e pela psicóloga do CREAS e especialista em avaliação psicológica e psicodiagnóstico, Cristiane Morel da Silva.

“É muito importante pararmos um momento para refletir sobre este tema, que às vezes pode nos causar repulsa, mas que está presente em nosso meio. Assim, a educação é uma ferramenta extraordinária para auxiliar nesse contexto”, exaltou a psicóloga.

O evento também contou com uma exposição do projeto “Arte que Denuncia, Combate e Previne”, da artista plástica Mirian Arceno Rocha e um teatro de fantoches, demonstrando-o como um instrumento lúdico para ser usado na conscientização das crianças. Ao longo da programação, que ocorrerá de 20 a 24 de setembro, inúmeras atividades estão previstas. 

“Esperamos que essa programação possa conscientizar muitos profissionais e ao mesmo tempo, capacitá-los, para que possam identificar as vítimas de abuso e ao mais importante, prevenir que casos como esses ocorram”, destacou Manoel. A Semana de Prevenção terá a participação da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Secretaria de Educação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Núcleo de Prevenção, Conselho Tutelar e o Projeto Arte que denuncia.

Confira a programação:

Dia 20 – Início das atividades

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Camboriú

14h – Abertura

14h15min CREAS estará realizando um trabalho de prevenção ao abuso sexual com representantes das escolas Municipais, particulares e estaduais de Camboriú.

14h55min Treinamento Motivacional para Professores “A Pedagogia do Olhar”

Obs: Teremos nesse local a exposição de artes da artista Plástica Mirian Arceno Rocha com obras do Projeto “ARTE QUE DENUNCIA”.

Dia 21 – LIVE será realizada direto da sede do Núcleo de prevenção trazendo dados atuais e orientação aos pais e responsáveis.

Participação: CREAS, CRAS, Secretaria de Assistência, Núcleo, Conselho Tutelar

Dia 22 – Trabalho de prevenção em frente ao CAIC.

Profissionais: será montada uma barraca e nela estarão profissionais da CRAS, Conselho Tutelar, Núcleo de Prevenção, Secretaria de Assistência Social, CMDCA e Projeto Arte que Denuncia.

Atividades: entrega de materiais aos transeuntes e residências próximas.

Dia 23 – visita aos postos de saúde. Colaremos cartazes e uma breve conversa com os profissionais de saúde.

Dia 24 – Encerramento – Projeto Arte que Denuncia –

O projeto ARTE QUE DENUNCIA COMBATE E PREVINE estará fazendo uma intervenção de combate ao abuso sexual, no semáforo da Rua Coronel Benjamin Vieira, Centro, Camboriú, no dia 24 de setembro, das 18h às 19:30 com entrega de material informativo.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )