Presidente da Comissão de Saúde da OAB, apresenta faixas de pedestres com pictogramas para a vereadora Juliethe Nitz
A princípio, a vereadora Juliethe Nitz recebeu na quarta-feira, 16, durante o café com a vereadora, a presidente da Comissão da Saúde e da Pessoa com Deficiência da subseção da OAB Balneário Camboriú, Luciana Eugenia Galli.
Na pauta dos assuntos os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, principalmente em relação à inclusão na sociedade.
A vereadora recebeu um estudo sobre pictogramas e destacou a importância e necessidade de implantação desse tipo de desenho nas faixas de pedestre da cidade.
“Esse sistema visual será de extrema importância, pois irá auxiliar e garantir a segurança das pessoas autistas no trânsito”, enfatiza.
Além dessa indicação que a vereadora protocolou ao prefeito, a doutora Luciana convidou a vereadora para participar do 2˚ Simpósio de Direito e Saúde das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista que acontecerá dia 20 e 21 de outubro na Univali.
Entenda mais sobre os Pictogramas
Nesse sentido, Luciana explica que devido ao comprometimento das áreas de linguagem, comunicação e cognição, é normal que as pessoas diagnosticadas com TEA não apresentem, mesmo na vida adulta, a mesma percepção de perigo amplamente observada na sociedade.
Nesses casos, os recursos visuais como símbolos, imagens, desenhos e representações visuais, são utilizados como instrumentos que ampliam a habilidade das pessoas com autismo.
Os pictogramas são ferramentas que têm como finalidade auxiliar as pessoas no espectro autista a adquirir habilidades de comunicação, autocontrole e orientação no processo de aprendizagem.
A implantação de pictogramas, sinalizações horizontais já são utilizadas em Valência, na Espanha, e a Prefeitura de São José, estuda a implantação dos pictogramas na cidade para ajudar pessoas autistas no trânsito.
Por fim, os pictogramas, desenvolvidos na cor azul que simboliza o autismo, representam os seguintes movimentos: “Pare, olhe, semáforo, atravesse”.