Primeira lombada eletrônica do mundo agora está na Escola Pública de Trânsito de Curitiba

Primeira lombada eletrônica do mundo agora está na Escola Pública de Trânsito de Curitiba

Equipamento foi entregue ao prefeito Rafael Greca e secretários em comemoração aos 330 anos da capital paraense


Após mais de três décadas de sua invenção a lombada eletrônica é sabidamente parte importante da segurança e regulamentação do trânsito. Esse reconhecimento também marcou a retirada da primeira unidade instalada em Curitiba (PR), substituída no fim do ano passado por um modelo de tecnologia mais avançada. Aproveitando as celebrações dos 330 anos da capital paranaense,  a mais antiga lombada eletrônica do mundo foi “transplantada” para a EPTran – Escola Pública de Trânsito de Curitiba, e será utilizada na promoção de educação para o trânsito.

          O equipamento surgiu a partir de uma história curiosa. No início dos anos 90, engenheiros da Perkons, empresa paranaense, sofreram um incidente ao passar por uma lombada física, e começaram a pensar em uma forma mais eficiente e menos abrupta de se reduzir a velocidade das vias. Até então, não existia no mundo qualquer equipamento similar.

Esse foi o marco para, depois de muito estudo, trabalho e persistência, em 20 de agosto de 1.992 ser instalado o primeiro modelo da solução em uma das ruas mais movimentadas da capital, por meio de uma parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). E a chamada 001 funcionou, ininterruptamente, até sua retirada em 3 de setembro de 2.022, ajudando a salvar milhares de vidas e servindo de exemplo para tantas outras lombadas eletrônicas instaladas na cidade, no Brasil e no mundo.

História, celebração e futuro

Para homenagear a invenção que salva vidas, um encontro reuniu os fundadores da empresa e inventores da tecnologia Donald e Samuel Schause e o prefeito Rafael Greca. Eles repetiram a foto feita 30 anos atrás, quando foi inaugurada a 001.

“Agradecemos ao prefeito Greca, que há 30 anos teve a coragem e a visão de implantar uma novidade, que veio a ser útil para salvar vidas, reduzir acidentes e ordenar o tráfego. Quero abraçar a equipe que participou do desenvolvimento, meus irmãos e sócios, Samuel e Walter, e a todas as pessoas que dão continuidade àquele sonho até hoje. Uma ideia só vale quando se torna realidade!”, comentou Donald Schause.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; Marilza do Carmo Oliveira Dias, secretária municipal do Meio Ambiente;  superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella; o diretor da Escola Pública de Trânsito, Claudionor Agibert; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; e o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil.

Adotada em larga escala ao longo das décadas – e extrapolando as fronteiras brasileiras -, a lombada eletrônica e outros equipamentos de gestão de trânsito criados após a sua invenção já salvaram milhares de vidas. Hoje a Perkons está presente em mais de 490 municípios e 26 estados brasileiros. “Fico feliz em saber que a história da segurança de trânsito no Brasil será preservada e que a lombada eletrônica pioneira seguirá educando as próximas gerações de motoristas e pedestres em um lugar tão especial como o Bosque da Fazendinha, que abriga a EPTran”, completa Régis Nishimoto, diretor da Perkons.

Legenda 1: Prefeito Rafael Grega e os irmão Schause repetem a foto na primeira lombada eletrônica do mundo, 30 anos depois.

Legenda 2: 001 agora está na Escola Pública de Trânsito de Curitiba

Crédito: Divulgação/Perkons

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