Procon realiza 1ª edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2025

Consumidores têm até o dia 31 de março para realizar as negociações

Está com dívidas no cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal em bancos e financeiras? Chegou a hora de negociar seus débitos. Até o dia 31 de março, o Procon Itajaí promoverá o 1ª edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2025. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional do Consumidor, o Banco Central do Brasil (Bacen), a Febraban e os Procons de todo o Brasil.

O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma iniciativa do setor financeiro nacional para apoiar a recuperação da saúde financeira da população. Somente em 2024, quase 3,5 milhões de contratos em atraso foram repactuados com bancos e financeiras em condições especiais, beneficiando consumidores de todo o país.

“O consumidor de Itajaí, que tem dívida vencida, deve ficar atento e aproveitar a oportunidade, o que pode ser negociado neste mutirão. As dívidas em atraso nas modalidades de crédito contratadas com bancos e financeira, desde que não possuam um bem dado em garantia poderão ser negociadas. Ficam de fora deste mutirão os contratos que estejam com as parcelas em dias e aqueles que possuem um bem dado em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo”, destaca o procurador da defesa do consumidor de Itajaí, Salesio Pedrini.

Confira as dívidas que PODEM ser negociadas:

  • Dívidas em atraso no cartão de crédito;
  • Cheque especial, empréstimo pessoal;
  • Crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, desde que não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.
  • Os bancos estão empenhados em oferecer benefícios para que seus clientes quitem essas dívidas em condições melhores do que aquelas já existentes no contrato.

Confira as dívidas que NÃO podem ser negociadas:

  • Dívidas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo)
  • Dívidas prescritas
  • Contratos que estejam com as parcelas em dia

Os consumidores devem, inicialmente, buscar os canais internos dos bancos para renegociação. Caso necessário, podem enviar suas propostas ou registrar reclamações pelo portal Consumidor.gov.br. Para aqueles que enfrentam dificuldades no cadastro Gov.br (Prata ou Ouro), a proposta de negociação pode ser enviada pelo site do Procon, na opção de Reclamação Online. Alternativamente, é possível agendar um atendimento presencial pelo telefone 151.

Mais informações e orientações para uma vida financeira mais tranquila estão disponíveis no site: https://meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )