Programa Saúde na Escola leva educação alimentar a estudantes da rede municipal
Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato participaram de uma ação do Programa Saúde na Escola, promovido pela Secretaria de Saúde, com o tema “Na alimentação saudável pode comer de tudo?”. A iniciativa visa reforçar conceitos básicos sobre alimentação saudável, avaliar o conhecimento das crianças sobre quais alimentos são saudáveis e analisar seus hábitos alimentares.
A atividade começou com uma explicação sobre o funcionamento da ação e uma série de perguntas para descontração, como “Quem gosta de vegetais?” e “Quem bebe refrigerante todos os dias?”. Em seguida, foi exibida a animação “É só você provar”, dos Nutriamigos e HGNProdutora, disponível gratuitamente no YouTube.
Após a animação, as crianças receberam folhas com imagens de diversos alimentos, incluindo pão, pirulito, cenoura, batatas, couve, pizza, bala, sorvete, carne, peixe, tomate, ovos, queijo, arroz, hot dog, leite, frutas, suco de caixinha, hambúrguer e refrigerante. As instruções eram para que as crianças circulassem os alimentos que consideram saudáveis e marcassem com um X aqueles que gostam e costumam consumir no dia a dia.
Os resultados revelaram que as crianças têm uma boa compreensão sobre a importância das frutas e vegetais na alimentação saudável. No entanto, surgiram dúvidas sobre se carnes e laticínios são saudáveis, mesmo depois da explicação fornecida na animação. Alguns alunos não marcaram o pão, os laticínios e as carnes como saudáveis e expressaram questionamentos sobre esses alimentos.
“Essas dúvidas indicam a necessidade de intervenções mais detalhadas sobre os diferentes grupos alimentares e os métodos de preparo. É essencial que as crianças entendam que uma alimentação saudável vai além do consumo de frutas e vegetais e pode ser variada e saborosa. A ação destacou a importância de uma educação alimentar contínua e abrangente para promover hábitos saudáveis entre os jovens”, destacou a nutricionista do projeto, Yulia Carla Alves de Souza Aguirre.
A ação contou ainda com a participação de um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e agentes comunitários de saúde. Ao longo das próximas semanas, mais unidades da rede municipal devem receber o Programa Saúde na Escola.