‘Projeto Coleta Externa’ abre vagas para doadores de todos os tipos sanguíneos
05 doadores de tipagens diversas podem se inscrever.
A princípio, a Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha com o apoio do Hemosc de Joinville traz novas informações sobre o ‘Projeto Coleta Externa’
No próximo dia 16 de agosto, uma quarta-feira, a cidade de Barra Velha recebe pela primeira vez a unidade móvel do Hemosc de Joinville. O serviço atenderá doadores de sangue e fará coletas para o cadastro nacional de doadores de medula óssea.
Inicialmente eram 30 vagas destinadas preferencialmente para as tipagens sanguíneas A (-) e O (-). Nesta segunda-feira, 31, o Hemosc e a responsável pela captação de doadores na cidade, Celisa Vetorassi, informaram que às 05 últimas vagas estão abertas para todos os tipos sanguíneos.
Segundo a responsável pelo agendamento dos doadores, Celisa Vetorassi,“Tomamos essa decisão visando diversificar a oferta do serviço e assim ajudar mais pessoas”, explica Celisa.
Durante a manhã, no horário das 08h às 12h, o veículo ficará estacionado em frente a Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Centro e contará com equipe técnica disponível para atender o grupo de agendados.
Os doadores interessados podem agendar o horário de atendimento pelo número (47) 99637-9447, somente por WhatsApp. De acordo com Celisa, moradores de municípios próximos como São João do Itaperiú e Araquari também podem participar.
A doação é diferente para cada público.
Por fim, mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias entre as doações, enquanto homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de 60 dias entre as coletas.
- Outros critérios também devem ser observados, confira a seguir:
- Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
- Estar bem de saúde;
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Autorização dos pais no caso de doação de menores de 18 anos (entre 16 e 17 anos e 11 meses);
- Pesar mais de 50 kg;
- Não ser usuário de drogas;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Estar bem alimentado, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação;
- Portar documento original com foto.