Projeto institui semana da conscientização sobre o TDAH
Ações deverão ser promovidas anualmente entre 8 e 14 de julho

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão e com 16 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária nº 46/2025, de autoria do vereador Xande do Celular (União Brasil). O projeto institui a Semana de Orientação e Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e acontecerá anualmente entre 8 e 14 de julho.
Entre os objetivos da Semana estão: promover ações de conscientização sobre o TDAH, informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e disseminar informações, conhecimento, palestras e debates relacionados ao transtorno.
O projeto passará por uma segunda discussão e, se aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.
Requerimentos
Vereador pede informações sobre praça no Bairro Santa Regina
Com 13 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 86/2025, de autoria do vereador Calinho Bombeiro (PL). O vereador faz perguntas ao prefeito sobre a praça desportiva do Bairro Santa Regina, localizada entre as ruas Vereador Pedro João de Souza Filho e Marcos Aurélio Seára. Entre os questionamentos estão: existe alguém responsável pelos cuidados da praça esportiva? Como é feita a utilização do espaço? Há controle por horário ou qualquer forma de agendamento para uso? Há cobrança de mensalidade ou de qualquer valor pelo uso do campo de futebol? Quais as despesas o Município teve com a praça esportiva nos últimos quatro anos? O Município possui acordo ou contrato com alguma empresa responsável por manter as praças públicas em condições de uso pela comunidade?
Vereador solicita informações sobre limpeza e descarte de resíduos de obras
O vereador Fernando Pegorini (PL) é o autor do Requerimento nº 124/2025, aprovado com 15 votos favoráveis. O parlamentar faz questionamentos ao prefeito sobre descarte e limpeza de resíduos de obras. Entre as perguntas estão: quais os critérios e procedimentos adotados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação para a fiscalização da limpeza e do descarte de resíduos provenientes de empresas e obras? Existe algum tipo de fiscalização periódica ou sistema de monitoramento contínuo para verificar a limpeza das vias públicas e imóveis vizinhos afetados por essas atividades? Há um canal específico para que munícipes possam denunciar irregularidades relacionadas à sujeira e resíduos gerados por empresas ou obras? Quais são os órgãos ou departamentos municipais responsáveis pela fiscalização e aplicação de penalidades em casos de acúmulo de entulhos, sujeira ou resíduos sólidos em vias públicas e imóveis vizinhos oriundos de obras particulares ou atividades empresariais?
Vereador faz questionamentos sobre atendimento domiciliar
De autoria do vereador Cristiano Klaus Fischer (PRD), foi aprovado com 14 votos favoráveis o Requerimento nº 126/2025. O parlamentar solicita informações sobre o atendimento domiciliar prestado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre os questionamentos estão: quantas equipes de atendimento domiciliar estão em funcionamento em Itajaí? Qual a composição de cada equipe? Quais os critérios estabelecidos para que o paciente ser elegível para atendimento domiciliar? Quais são os tipos de procedimentos são realizados pelas equipes?
Vereador faz questionamentos sobre a Unidade Básica de Saúde do Salseiros
O vereador Xande Celular (União Brasil) é o autor do Requerimento nº 109/2025, aprovado com 14 votos favoráveis. O parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Salseiros. Entre os questionamentos estão: quais os motivos para a mudança da UBS do Salseiros da Rua César Augusto Dalçóquio para a Rua Giuzepina Cogo Casini? Os imóveis são de propriedade do Município? Qual a destinação que o Município dará ao imóvel localizado na Rua César Augusto Dalçóquio, nº 1961? Os contêineres utilizados para fundamentar a estrutura da UBS foram adquiridos ou locados? Qual valor pago por cada contêiner? Foi realizado licitação para a sua compra?
Vereador solicita informações sobre Unidade Básica de Saúde no Cordeiros
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 123/2025, de autoria do vereador Beto Cunha (Republicanos). O parlamentar solicita informações sobre a Unidade Básica de Saúde Miro Sedrez, localizada no Bairro Cordeiros. Estre as perguntas estão: existe projeto de reforma e expansão estrutural da unidade? Quando será iniciada a execução? Quando serão construídos novos banheiros na unidade? Quando será realizada troca do mobiliário? Existe cronograma de contratação de mais agentes de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médico pediatra?
Moção
Pastor Edson Lapa recebe moção de aplauso e reconhecimento
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou a Moção nº 13/2025, de Aplauso e Reconhecimento ao pastor Edson Lapa pelos serviços prestados ao município de Itajaí. A homenagem foi proposta pelo vereador Maninho Sueverton (MDB) e recebeu o voto favorável de todos os parlamentares.
Edson Lapa é natural de Itajaí/SC, nascido em 16 de maio de 1968. É vice-presidente do Ministério Mevam e administrador e diretor da Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem. Também foi vereador (2017-2020) e por quatro vezes presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Itajaí (COPEVI).
Uso da Tribuna
Casal imperador faz convite para a 34ª Festa do Divino Espírito Santo
O casal imperador Antônio José Almeida Burg e Maria Valéria Furlani Burg usou a tribuna da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (22) para convidar para as celebrações da 34ª Festa do Divino Espírito Santo da Paróquia do Santíssimo Sacramento. O evento acontece de 1º a 8 de junho de 2025 e terá o primeiro cortejo ainda no dia 31 de maio, com saída da Igreja Imaculada Conceição e chegada na Igreja Matriz.
Segundo Burg, a Festa do Divino chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes açorianos, e permanece até os dias de hoje em locais onde a cultura açoriana é presente. As festividades são realizadas há 34 anos na Paróquia do Santíssimo Sacramento, entre o domingo de Páscoa e o domingo de Pentecostes.