<strong>Racionalidade feminina contrapõe estereótipos no setor imobiliário e de incorporação</strong>

Racionalidade feminina contrapõe estereótipos no setor imobiliário e de incorporação

Com 54% dos cargos de gestão ocupados por mulheres, Vokkan oferece uma visão inovadora para um universo tradicionalmente masculino.

Mônica e Jéssica Volaco, executivas no comando da Vokkan (Foto Brunno Covello).

A visão tradicional sobre os setores imobiliários e de incorporação emoldura uma imagem racional, metódica e constrita aos números,  características normalmente associadas ao universo masculino. Mônica Volaco, vice-presidente da Vokkan – empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários, em Santa Catarina, verdadeiro epicentro nacional desse mercado – rebate esse estereótipo: “Ao contrário do que geralmente se diz, eu entendo que as mulheres costumam ter um olhar mais sistêmico sobre as situações, o que as leva a tomar decisões mais racionais”, avalia.

Esta tendência contribui, entre outras coisas, para que mulheres tenham uma análise melhor sobre suas equipes, ressalta a executiva. “É um ponto fundamental para o gerenciamento do time, sobretudo para revelar talentos e encaminhá-los para os caminhos mais profícuos”.

No caso da Vokkan, e dos projetos inovadores desenvolvidos pela companhia, a racionalidade somada às chamadas “soft skills” fazem toda a diferença nos resultados. “Inteligência emocional, escuta ativa, empatia, cooperação,  criatividade e humanização dos processos e relações são algumas das muitas  características femininas que estabelecem ambientes mais saudáveis e sólidos”, afirma Jéssica Volaco, diretora de marketing.

Atualmente, cerca de 43% da força de trabalho da empresa é composta por mulheres. Em cargos de gestão, o percentual sobe para 54%. “Estamos à frente”, diz a executiva, referindo-se à média nacional deste indicador. Segundo pesquisa divulgada pela Grant Thornton em março de 2022, somente 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres.

O principal produto da companhia hoje traz em si muitas dessas características, segundo Mônica. Um dos maiores projetos de urbanismo do Brasil, o Vivapark Porto Belo  é um bairro que busca reunir e harmonizar os diversos fatores para uma vida mais saudável. “É uma visão 360° sobre como as pessoas querem viver, buscando tornar o bairro mais prático e, por isso também, mais descomplicado”. E completa: “A visão detalhada para ‘o todo’ é um grande diferencial no Vivapark”.

A análise não é resultado de uma construção fundamentada em suposições. Além do acompanhamento das principais tendências mundiais, Jéssica Volaco, afirma que os anseios dos clientes vêm sendo ouvidos e são parte fundamental da definição dos produtos. “Temos feito diversas pesquisas de mercado e sabemos que as mulheres têm grande influência na tomada de decisões”. Ainda assim, reforça Jéssica, a família como um todo partilha da decisão. “Inclusive as crianças”, ressalta.

Para Jéssica, dois aspectos são fundamentais para as clientes do sexo feminino: praticidade e segurança. “São dois pontos muito fortes na concepção de nossos produtos. Não é à toa que estamos trazendo um sistema de segurança e um conceito de urbanismo inovadores para o mercado nacional”, explica.

A empresa planeja ainda criar novos mecanismos para atração e retenção de talentos femininos. O “DNA inclusivo” da empresa, segundo Jéssica, aponta para um futuro que será compartilhado e não disputado. “É preciso entender o que te move, independente de gênero”, conclui.

Sobre a Vokkan:

A Vokkan é uma empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários. Com o foco em soluções urbanísticas que priorizam as relações humanas, contribui de forma direta no desenvolvimento social e urbano das localidades em que atua. A Vokkan possui o respaldo e expertise de empresas como o Grupo Roderjan, uma das maiores contabilidades e administradoras de condomínios do Vale do Itajaí, e Jaime Lerner, um dos mais importantes e premiados urbanistas que o Brasil já teve. Um dos projetos gerados por essa parceria é o Vivapark Porto Belo, localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, o primeiro bairro parque do Brasil que une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura e que contará com uma área verde de mais de 138 mil m2.

Sobre o Vivapark Porto Belo:

Vivapark Porto Belo, empreendimento localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, é o primeiro Bairro Parque do Brasil. Inspirado em tendências mundiais de planejamento urbano que privilegiam as relações humanas, une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura apoiados por uma infraestrutura de alta tecnologia. O Vivapark Porto Belo foi idealizado por Jaime Lerner, juntamente com paisagismo de Juliana Castro, e contará com uma área verde de mais de 138 mil m2. O empreendimento possui padrão internacional de sustentabilidade por meio da certificação LEED for Communities, principal sistema global de avaliação de qualidade de vida em uma comunidade, e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )