Recifes artificiais devem incentivar “turismo de mergulho” em Santa Catarina
A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, aprovou a realização de uma audiência pública virtual, em data a ser marcada, para debater a criação de recifes artificiais no Estado como forma de incentivar o turismo de mergulho em harmonia com a preservação ambiental marinha.
O deputado Ivan Naatz (PL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, explicou que a audiência pública contará com a presença dos representantes da Santur, órgãos ambientais e secretários estaduais, por se tratar de um projeto que pretende incentivar a criação de recifes artificiais no litoral catarinense como forma de incentivar o turismo de mergulho e, ao mesmo tempo, a conservação marinha, gestão costeira, manejo pesqueiro e a defesa contra a erosão.
Naatz disse ainda que há um projeto de lei de sua autoria que tramita nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa que regulamenta a criação destes recifes artificiais. O projeto conta com apoio da Santur e já identificou a possibilidade da criação de cinco pontos para instalação destes recifes artificiais no litoral, três entre Porto Belo e Bombinhas, um em Penha e outro em Itajaí. Pelo levantamento feito, serão necessários aproximadamente R$ 4 milhões para colocação dos equipamentos para criação destes recifes.
Os deputados Valdir Cobalchini (MDB), Paulinha (PDT), Marlene Fengler (PSD) e Dirce Heiderscheidt (MDB) enalteceram a importância do projeto para o desenvolvimento do turismo e avaliaram como imprescindível a realização da audiência pública para debater a proposta que fortalecerá o turismo e o meio ambiente do litoral catarinense. O deputado Ivan Naatz espera que o evento ocorra o mais breve possível.
Foto – Deputado Ivan Naatz (PL) preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc .