Saiba onde buscar atendimento em Itajaí se tiver sintomas de coronavírus
População deve buscar atendimento médico se teve contato com pessoas com suspeita ou viajou para locais com transmissão do vírus.
O coronavírus apresenta sintomas semelhantes a uma gripe forte: febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade respiratória. Caso a pessoa tenha viajado para locais com transmissão do vírus ou tido contato com pessoas com suspeita da doença, a recomendação da Vigilância Epidemiológica de Itajaí é buscar o serviço de saúde mais próximo e comunicar a situação.
Pacientes com sintomas brandos devem se dirigir às unidades básicas de saúde (UBS) ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Já casos que apresentem sintomas graves devem procurar atendimento diretamente nos hospitais (Marieta e Pequeno Anjo).
A Secretaria de Saúde ressalta que pessoas que apresentam sintomas de gripe comum, mas que não viajaram ou não tiveram contato com pessoas com suspeita da doença, não precisam ir até uma unidade de saúde.
Recomendação para viajantes
Pessoas que viajaram para locais com risco e não apresentaram sintomas devem comunicar a Vigilância Epidemiológica de Itajaí seu retorno ao município através do telefone (47) 3249-5509 ou pelo whatsapp de plantão (47) 9 8839-0338. A recomendação é que o morador fique atento à sua condição de saúde, principalmente nos primeiros 14 dias; reforce hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão; e caso apresente sintomas como febre, tosse ou dificuldade de respirar, procure uma unidade de saúde e informe o seu histórico de viagem.
Se vai viajar para um local com casos de coronavírus avalie a necessidade real da viagem e adie, se possível. Se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde do local.